Pular para o conteúdo
Cotidiano

Agentes de saúde e de endemias discutem PEC 14/2021, que será votada nesta semana em Brasília

Proposta cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos profissionais, prevendo contratação por concurso público, piso salarial nacional, planos de carreira, aposentadoria especial após 25 anos de serviço e outros benefícios
Osvaldo Sato, Aline Machado -
Fórum é realizado na Alems. (Foto: Aline Machado, Midiamax)

Cerca de 200 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de diversas cidades de Mato Grosso do Sul se reuniram, nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa, em , para o Seminário Estadual de discussão da PEC 14/2021.

A proposta será votada em Brasília na quarta-feira (2) e deve mobilizar cerca de 5 mil agentes de todo o país — entre eles, 120 sul-mato-grossenses, que já organizam viagem, em dois ônibus, rumo à capital federal.

O encontro contou com a participação de lideranças da categoria, representantes do Fórum Nacional das Representações dos Agentes de Saúde e autoridades políticas.

A PEC 14/2021 altera o artigo 198 da Constituição Federal e cria o Sistema de Proteção Social e Valorização dos ACS e ACE, prevendo benefícios como contratação por concurso público específico, fim de vínculos precários, piso salarial nacional, planos de carreira, aposentadoria especial após 25 anos de serviço e repasses federais para garantir a execução dessas medidas por estados e municípios.

Conquista histórica

Para a assessoria jurídica do FNARAS, Elane Alves, a proposta representa uma conquista histórica para a categoria.

“Essa PEC é a principal pauta da categoria e propõe fazer um resgate histórico da importância desse trabalhador. Garante na Constituição uma aposentadoria digna e a desprecarização do vínculo empregatício, porque são de fato e de direito servidores públicos, já que são exclusivos do Sistema Único de Saúde”, explicou.

O deputado federal (-MS), que é 2º vice-presidente da comissão que analisa a proposta na Câmara dos Deputados, também destacou a importância da aprovação.

“Queremos valorizar esses profissionais assim como valorizamos outras categorias. Eles têm vínculo direto com a sociedade, são exclusivos do SUS e enfrentam situações adversas no dia a dia. Por isso, merecem uma aposentadoria especial após 25 anos de efetivo exercício das tarefas pertinentes aos agentes comunitários e de combate às endemias”, afirmou.

Mobilização

O seminário reuniu trabalhadores de cidades como , Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Itaporã, Ivinhema, Deodápolis e Guia Lopes da Laguna. A mobilização já ocorreu em outros estados e, em Mato Grosso do Sul, acontece próximo à data de votação em Brasília.

Além dos avanços trabalhistas, a PEC também contempla agentes de saúde indígenas com os mesmos direitos e garante acesso a um sistema de proteção social específico, que inclui pensão, saúde e assistência.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras dá show e atropela o Red Bull Bragantino em nova virada pelo Brasileirão

3ª edição do Feirão MS Moradia começa nesta quinta no Shopping Norte Sul

Operação desarticula organização que produzia armas para o Comando Vermelho

Servidores do MPT e MPF fazem ato por valorização das carreiras com doação de sangue

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta de tempestade, tempo vira em Campo Grande após calor

Possibilidade de chuvas intensas até a próxima sexta-feira (17)

Esportes

Com show de Pedro, Flamengo vence com tranquilidade o Botafogo antes da ‘final’ com o Palmeiras

Flamengo não teve problemas para construir a vitória

Trânsito

VÍDEO: carro fica destruído por incêndio na Joaquim Murtinho

Ainda não se sabe as causas do incêndio

Cotidiano

Idoso morre após ataque de abelhas em Fátima do Sul

Motorista do trator, que estava em uma cabine fechada, também foi picado