O setor de serviços de Mato Grosso do Sul registrou alta de 0,1% em agosto, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (14). Este é o sétimo resultado positivo seguido, período em que acumulou alta de 2,6%.
Os dados são da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) e, frente a agosto de 2024, o volume de serviços avançou 2,5%, somando 17 taxas positivas consecutivas. O acumulado no ano foi de 2,6%. Em 12 meses, houve alta de 3,1%, marcando uma ligeira aceleração do ritmo de crescimento frente ao acumulado até julho (3,0%).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O avanço foi acompanhado por quatro das cinco atividades e contou com crescimento em menos da metade (45,8%) dos 166 tipos de serviços. Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,3%) exerceu o principal impacto positivo, impulsionado, principalmente, pelo aumento da receita em transporte aéreo de passageiros; logística de transporte de cargas; rodoviário de cargas; concessionárias de rodovias; ferroviário de cargas; e transporte dutoviário.
A Pesquisa Mensal de Serviços tem o objetivo de apresentar, por meio de indicadores, os índices de receita nominal e de volume. Este último resulta da deflação dos valores nominais correntes, com base em índices de preços específicos para cada grupo de atividade (quando possível), e para cada Unidade da Federação, a partir de dados da inflação.
MS está entre os estados com maior impacto positivo
Mato Grosso do Sul registrou, em agosto, um dos maiores crescimentos do país no volume de serviços, com alta de 14,3% em relação a agosto de 2024. O resultado colocou o Estado entre os quatro com maior impacto positivo no resultado nacional.
O levantamento do IBGE mostra que, na comparação com agosto de 2024, 19 das 27 unidades da federação registraram expansão no volume de serviços. As maiores contribuições positivas vieram de São Paulo (4,0%), Distrito Federal (7,3%), Paraná (2,9%) e Mato Grosso do Sul (14,3%).
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)