Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aldeias Kadiwéu no Pantanal recebem oficinas preparatórias para COP30

Conforme a organização, a iniciativa integra o projeto Vidas e Vozes Kadiwéu
Da Redação -
Reprodução

As aldeias Alves de Barros e Tomázia, Kadiwéu na região do Pantanal em recebem duas oficinas sobre mudanças climáticas e a participação indígena na COP30, nos próximos dias 10 e 12 de setembro.

Conforme a organização, a iniciativa integra o projeto Vidas e Vozes Kadiwéu, realizado pelo Instituto Terra Brasilis em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio da Associação das Comunidades Indígenas da Reserva Kadiwéu (ACIRK), Wetlands International Brasil, Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e Funai.

A atividade será conduzida por Sineia do Vale, liderança do povo Wapichana com mais de 30 anos de atuação no movimento ambiental e indígena de Roraima e da Amazônia.

Sineia é co-presidente para América Latina e Caribe do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas, e está como cientista indígena enviada especial à COP30. Além dela, participam representantes da Funai e a indigenista Patrícia Zuppi, com mais de 25 anos de experiência em projetos socioambientais e interculturais.

“Este é um momento de preparação para a COP30, quando precisamos garantir que as vozes dos povos indígenas ecoem nos espaços globais de decisão climática. Levaremos a importância da de terras indígenas como uma política de clima. Os efeitos das secas, queimadas e enchentes têm atingido nossas comunidades de forma severa. É hora de transformar essa vivência em agenda global, levando nossas necessidades”, ressalta Sineia.

O encontro ocorre em um contexto de crise ambiental no Pantanal. Em 2024, foi registrado o maior número de focos de incêndio desde o ano de 2020. A Terra Indígena Kadiwéu, localizada no município de (MS), possui mais de 530 mil hectares e foi diretamente atingida: 70% do território foi consumido pelo fogo, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do (LASA-UFRJ).

A COP30, que acontece em Belém (PA), em novembro de 2025, será a primeira Conferência do Clima da ONU na Amazônia e marcará os 10 anos do Acordo de Paris.

Países deverão apresentar novas metas de redução de emissões.

Para os povos indígenas, trata-se de um momento crucial para levar às negociações internacionais pautas como a demarcação de terras e políticas de adaptação climática.

As atividades acontecem na Aldeia Alves de Barros (10/09, quarta-feira, às 13h) e na Aldeia Tomázia (12/09, sexta-feira, às 10h).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued