A mensagem de alerta da Defesa Civil ocorreu quase às 15h deste sábado (27), uma hora depois do previsto. Assim, o alerta foi para moradores de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. O toque de alerta durou apenas segundos.
A simulação aconteceu para testar o sistema nacional Cell Broadcast, que será utilizado em caso de emergências e situações de risco reais.
Leitores do Jornal Midiamax comentaram sobre o atraso nas redes sociais. “14h34 e nada de alarme”, postou uma. O outro disse que o alarme ‘Faiô’. “Fake alarme, nada de alerta”, disse outro.
Após o alarme tocar, comentários de leitores sobre o susto da mensagem movimentaram as redes sociais. “Que susto!”. “Achei que ia explodir”, disseram.

Segundo o gerente de planejamento e reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Sandoval Leonardo Júnior, o atraso ocorreu porque o alerta foi primeiro no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, depois em Goiás e após em MS. “Então com essa fase, ela está sendo já de acionamento, deve-se ressaltar que os outros estados foram acionados primeiramente, começamos com o Distrito Federal, depois fomos com Goiás, depois Mato Grosso e aí assim Mato Grosso do Sul. Então como uma forma de preenchimento dessa lacuna entre um ‘time’ e o outro, que seja esse tempo de envio, isso às vezes se torna normal, até então para a reestruturação dessas operadoras que fazem esse envio para todo o país”.
Portanto, a mensagem deixou claro que se trata de um teste e foi exibida em aparelhos lançados a partir de 2020, do sistema IOS ou Android. Mesmo que o celular esteja no silencioso ou com algum aplicativo em execução, o alerta sonoro soará junto a uma mensagem, que só será retirada após clicar em “ok”.
Além disso, a Defesa Civil alerta que não há perigo real, por isso não existe necessidade de ligar para telefones de emergência, como 192, 193 ou 199. “A orientação para a população é para não criar pânico, pois será apenas um teste”, explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto.
Como funciona?
O sistema Cell Broadcast foi desenvolvido para emitir alertas diretos aos celulares, independentemente do uso do aparelho, modo silencioso ou aplicativo aberto no momento. Assim, qualquer pessoa que tenha um aparelho celular com linha ativa poderá receber a ligação, sem a necessidade de baixar aplicativos ou realizar cadastros.
Diante de uma situação de tempestade forte com ventos acima de 100 km/h e chuvas intensas capazes de causar alagamentos e riscos à população em situações classificadas como ‘grau vermelho’, por exemplo, o alerta seria enviado para os celulares das pessoas que estiverem na área de risco. Atualmente, a emissão dos alertas via Cell Broadcast é feita somente pela Defesa Civil Nacional.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)