Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após diálogo com superintendente do Incra, MST libera BR-163 em Campo Grande

Equipe do Incra Nacional deve vir a Campo Grande para dialogar com grupo do MST
Jennifer Ribeiro, Carol Leite -
Grupo MST libera BR-163 (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Após grupo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) bloquear a BR-163, nesta quarta-feira (30), reivindicando políticas públicas na Jornada de Lutas pela Reforma Agrária e reunião com o presidente do Incra Nacional, o superintendente do Incra de MS, Paulo Roberto, se encontrou com os manifestantes para dialogar.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Após a conversa, o trecho bloqueado na BR-163, na altura do viaduto José Dib, foi liberado. Na tratativa, foi repassado aos manifestantes que representantes do Incra Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Presidência da República virão a Campo Grande debater as reivindicações do grupo. A reunião ainda não tem data para acontecer. Agora, os manifestantes se reunirão no Incra de Campo Grande.

O trânsito no trecho bloqueado está bastante crítico e requer atenção dos condutores. O Militar continua no local para apagar o fogo ateado em pneus e galhos.

Sobre a manifestação

Douglas, representante da Coordenação Estadual do MST, afirma que as pautas do Movimento não estão sendo atendidas e por este motivo retornaram à BR-163.

“Nós conversamos com o superintendente do INCRA, já tivemos várias reuniões com o presidente do INCRA, já tivemos seminários, mas a nossa pauta não está sendo atendida. A gente não quer mais conversar a nível estadual, a gente quer conversar com o pessoal da nacional, e se a nossa pauta não for atendida, vamos continuar bloqueando e parando aqui o estado de “.

Solange Fernandes de Sá, coordenadora estadual do movimento MCLRA (Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária), afirma que a indignação do grupo se deve, principalmente, a falta de reforma agrária em Mato Grosso do Sul. “Temos famílias acampadas às margens da BR há mais de 20 anos. A seleção de reforma agrária é muito lenta”.

Já Sandra Soares, representante da União Geral dos Trabalhadores, pontua que desde a semana passada estão tentando negociar com o Incra Nacional a vinda de representante ao Estado, sem sucesso.

“Precisamos conversar diretamente com o ministro. Queremos também uma agenda com o Governo do Estado para tratar questões da truculência contra os acampados. Nós estamos aqui reivindicando áreas na região de , área que já são da União e que precisam ser distribuídas para os trabalhadores rurais”.

Na segunda-feira, o grupo se reuniu com o INCRA. Segundo Sandra, o saldo não foi positivo, pois foi solicitado que o grupo fosse até dialogar. No entanto, eles esperam que todas as tratativas sejam resolvidas em MS.

Grupo MST libera BR-163 (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas