Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após morte de Sophie, família afirma que não recebeu qualquer auxílio da Santa Casa

Sophie faleceu na quinta-feira, após complicações em decorrência de um acidente doméstico. Família denuncia omissão de socorro por parte da Santa Casa
Jennifer Ribeiro -
Retrato de Shopie (Foto: Madu Livramento/ Jornal Midiamax)

“A Santa Casa alega que está prestando à minha irmã, que está acompanhando a minha irmã após o falecimento da minha sobrinha neste local. É mentira! São totalmente mentirosas essas notas que eles estão soltando na mídia”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Indignada e muito abalada pela perda repentina da sobrinha Sophie Emanuelle Viana, de apenas 5 anos, Vailza Costa Viana nega que a família tenha recebido qualquer assistência do hospital até o momento. O pronunciamento foi gravado nesta segunda-feira (2), em frente a Santa Casa. Para os familiares, são quatro dias de angústia e total desamparo.

Leia também: Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

O vídeo foi gravado após a reportagem procurar a Santa Casa e ser informada, por nota, de que o hospital “está acompanhando o caso desde o momento do óbito, prestando solidariedade à família pela imensa perda“. Após ler o pronunciamento, Vailza se manifestou afirmando que em nenhum momento a família foi procurada pela Santa Casa. “A última vez que tivemos contato com a Santa Casa foi no informativo do óbito, na quinta-feira. Depois disso, nenhum contato, nada”, afirma.

“A minha sobrinha faleceu neste lugar por e eles estão mentindo nas mídias falando que estão acompanhando a minha irmã. Não entraram em contato conosco, não estão prestando solidariedade para minha irmã. Estão soltando nota de que estão acompanhando minha irmã desde o falecimento da minha sobrinha na quinta-feira. Eu quero deixar claro que isso é mentira! Estou aqui hoje [segunda]. Na segunda-feira passada eu trouxe minha sobrinha aqui e na quinta-feira minha sobrinha saiu sem vida daqui”, acrescenta.

A reportagem procurou a Santa Casa para saber qual tipo de assistência foi oferecida a família. Em resposta, disseram que darão uma devolutiva assim que possível. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Entenda o caso

Sophie Emanuelle Viana, de 5 anos de idade, morreu em Campo Grande (MS) após o portão da residência onde morava cair sobre sua cabeça. Ela chegou a ser levada para a Santa Casa, mas recebeu alta logo em seguida e apresentou piora progressiva nos dias posteriores, vindo a óbito na quinta-feira, dia 29 de maio. A família acusa o hospital de negligência e responsabiliza a equipe médica pela morte da menina.

De acordo com o boletim de ocorrência, a pequena Sophie brincava com outra criança da mesma idade dentro de casa, na noite de domingo, dia 25 de maio, até que as duas correram para fora. Foi quando uma delas abriu o portão de correr e, ao puxá-lo, a grade saiu do trilho e caiu em cima de Sophie.

Imediatamente, a criança foi levada à UPA Vila Almeida, teve o corte na cabeça suturado com 5 pontos e foi encaminhada à Santa Casa de , onde conseguiu vaga de emergência por ser paciente cardiopata.

No hospital, realizou um exame de raio-X e recebeu alta médica na mesma noite, sem ficar em observação. “Não encontramos evidências que indiquem que o trauma cranioencefálico foi grave”, diz o documento emitido pela Santa Casa e apresentado pelo pai da menina na delegacia.

Líquido causou inchado na cabeça de Sophie e estava indo para todo o corpo

Contudo, algumas horas após retornar para a residência, Sophie começou a passar mal e acordou vomitando, com febre de 39ºC. Ela então voltou para a Santa Casa na segunda-feira (26), onde exigiram um pedido da UPA para atendê-la. Porém, o pronto-socorro liberou o atendimento após a família apresentar o documento da alta e reclamar que a menina sequer havia ficado quatro horas no local, mesmo com o trauma na cabeça.

Depois disso, a pequena recebeu medicação e entrou em observação, apresentando piora em seu quadro clínico. “Não pediram uma ressonância para ver a situação interna da cabecinha dela. Ao passar dos dias, ela foi reclamando de dor, eles receitaram até morfina de tanta dor que ela estava sentindo, deixaram minha sobrinha ir morrendo aos poucos”, lamenta Vailza Viana, tia da criança.

Conforme a familiar, o rosto de Sophie começou a inchar e uma tomografia apontou concentração de sangue no crânio e uma fissura que, segundo o médico, não afetava. “Aquele inchaço era algum líquido que estava vindo da parte interna da cabeça. Apenas na quinta, que ela já estava sem falar, resolveram levá-la para a emergência, onde precisou ser entubada”, relata a tia.

“O neurocirurgião que estava recebendo o plantão iria fazer a cirurgia e explicou que o quadro dela era gravíssimo e teriam que abrir para identificar o líquido que estava causando o inchaço em todo o rosto, indo para o corpo”, recorda Vailza. Porém, o médico alertou para os riscos, especialmente pelo fato de Sophie ser cardiopata.

Sophie chegou a arrancar tufos do próprio cabelo de tanta dor

No setor de emergência, a pequena sofreu uma primeira parada cardíaca e foi reanimada. No entanto, teve uma nova parada cardiorrespiratória e, desta vez, a equipe não conseguiu concluir a reanimação. Sophie veio a óbito às 20h53 do dia 29 de maio e foi sepultada neste sábado (31).

“Como uma paciente que tem cirurgia cardíaca não foi tratada com a devida importância? Deixaram minha pequena sofrer. Na quinta ela estava arrancando tufos do próprio cabelo de tanta dor que teve. Chamávamos a equipe e vinham só com dipirona”, denuncia a tia a vítima.

Diante da situação, a família registrou um boletim de ocorrência contra a Santa Casa, alegando descaso e omissão de socorro por parte dos médicos, especialmente pela alta dada à Sophie antes das primeiras 24 horas após o acidente com o portão.

Leia também:

Sophie é 1ª vítima de tragédia anunciada na Santa Casa de Campo Grande

Santa Casa reavalia conduta de atendimento à criança que morreu após alta

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued