Moradores de Aquidauana se surpreenderam com o ‘calorão’ nesta quarta-feira (10). Termômetro instalado no Centro da cidade chegou a mostrar temperatura de 50°C durante a tarde.
No entanto, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima registrada por lá na quarta-feira foi de 38,3°C. Já na quinta-feira (11), os termômetros marcaram clima ainda mais quente em Aquidauana: 41,2°C. Assim, o município foi o mais quente de Mato Grosso do Sul e o 3° do Brasil ontem.
Hoje, sexta-feira (12), o Inmet indica que o calor deve aumentar mais ainda e os moradores de Aquidauana podem sentir temperatura máxima de 42°C e mínima de 22°C. Além do clima quente, também chama a atenção que a amplitude térmica – diferença entre a temperatura mais quente e mais fria – pode chegar a 20°C.
Termômetro errou?
Segundo o meteorologista Natálio Abrão, os termômetros de rua são “só para enfeite”. Ele explica que o equipamento não pode ser utilizado para aferir a temperatura oficial, porque não fornece respostas adequadas.
O especialista lista uma série de justificativas para a ineficiência de equipamentos deste tipo.
“A cor do instrumento deveria ser branca, quanto mais escura mais absorve calor. O concreto da calçada transmite muito calor. O dispositivo de relojoaria é maioria plástico e zinco, não tem qualidade de resposta sensível. Com exposição direta ao sol, não tem como evitar o excesso de calor”, afirma Natálio Abrão.
Condições extremas
Além de liderar o ranking de temperaturas máximas, Mato Grosso do Sul também registrou uma das menores umidades do ar do Brasil nesta semana. O índice alcançou 10% na quinta-feira (11), conforme o Inmet. O Estado só perde para São Paulo e Minas Gerais, que marcaram umidade em 7%.
Bataguassu, Três Lagoas, Paranaíba, Água Clara e Cassilândia chegaram a 10% nas últimas horas. As cidades também marcaram altas temperaturas, entre 37°C e 39°C. Em Campo Grande, o valor alcançou 12%.
Calor em MS
Aquidauana não é a única cidade a ter temperaturas altíssimas nesta sexta-feira. A previsão de Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica tempo firme em todo o Estado, com predomínio de sol e variação de poucas nuvens.
Essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. As temperaturas entram em rápida elevação ao longo das tardes, especialmente nas regiões norte, pantaneira e do bolsão.
Estão previstas máximas entre 29 e 34°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as máximas variam de 34 a 41°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte os termômetros devem registrar máximas entre 34 e 41°C. Em Campo Grande, estão previstas máximas entre 34 e 36°C.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)