Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aquidauana decreta luto após tragédia aérea que matou 4 no Pantanal

Município decretou pesar pelo falecimento do arquiteto Kongjian Yu, dos brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior, e do piloto Marcelo Pereira Barros
Karina Campos -
Quatro pessoas faleceram com a queda do avião. (Divulgação)

A Prefeitura de decretou, nesta sexta-feira (26), luto oficial de três dias em razão da morte do renomado arquiteto Kongjian Yu, dos brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior, e do piloto Marcelo Pereira Barros, vítimas da queda de um avião na região da Fazenda Barra Mansa, no Pantanal.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O decreto foi publicado no Diário Oficial do município, diante da grande comoção mundial e das circunstâncias lamentáveis do acidente. O piloto, Marcelo, era morador de Aquidauana e atuava nas fazendas da região.

A prefeitura destacou que o luto é um sinal de respeito e pesar pelas vidas perdidas no trágico acidente aéreo.

Entenda o caso

A tragédia no Pantanal de ocorreu na última terça-feira (23) e resultou na morte de quatro pessoas. O grupo estava na região pantaneira para a produção de um documentário, com foco no estudo do bioma, que é considerado a maior planície alagada do mundo.

Kongjian Yu criou o conceito de ‘cidades-esponja‘. O termo abrange a noção de usar o paisagismo estrategicamente, de modo a minimizar os impactos de enchentes. Ele conhecia, pela primeira vez, o Pantanal. Aliás, o bioma com a maior planície alagada do mundo seria material de estudo para os próximos desafios profissionais.

Já o cineasta e documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz foi indicado ao Emmy, o Oscar da Televisão, por um documentário realizado sobre outra tragédia aérea: o voo da Chapecoense, em 2016.

Rubens Crispim Júnior era diretor de fotografia e dono da produtora audiovisual Poseidon, que atuava no mercado nacional e internacional. Rubens nasceu e viveu em . Ele era formado em artes plásticas pela ECA-USP e participou de festivais como o Short Film Corner, no Festival de Cannes.

O piloto Marcelo Pereira de Barros era um profissional experiente e acostumado a levar profissionais do audiovisual para sobrevoos no Pantanal. Entre os amigos, ele carregava a fama de ser um piloto experiente e cuidadoso.

O que se sabe sobre a tragédia?

  • O arquiteto Kongjian Yu e os brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior estavam no Pantanal desde o dia 20 deste mês para gravar um documentário. Marcelo Pereira Barros, o piloto e dono do avião, havia sido contratado para levar o grupo aos lugares. 
  • O grupo deveria retornar na terça (23) quando ocorreu o acidente e o avião caiu explodindo na cabeceira da pista.  
  • Os corpos ficaram carbonizados e exames de DNA iriam identificar as vítimas. O resgate dos corpos demorou cerca de 9 horas devido à dificuldade de acessar o local do acidente.
  • No caso do arquiteto, a família de Kongjian Yu está vindo para o Brasil para o corpo ser periciado com a presença de familiares. Isso ocorre por respeito a uma tradição cultural. Ainda não há previsão para o procedimento.

Causas

  • A queda do avião ocorreu quando Marcelo teria feito a manobra de arremeter a aeronave, ocasionando a perda de altitude e a queda do avião.
  • Foi dito que uma manada de porcos-do-mato estaria na pista quando o piloto tentou a manobra, mas a Polícia Civil descartou a possibilidade.
  • O avião havia sido fabricado em 1958 e não tinha autorização para trabalhar como táxi aéreo.
  • A aeronave não tinha instrumentos para voar à noite.
  • O avião já havia sido alvo da Operação Ícaro em 2019 por irregularidades.
  • Morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.

O que falta saber sobre a queda do avião?

  • Manada de porcos-do-mato na pista? Ainda não há resposta para a pergunta. A polícia descartou a presença de animais como causadora do acidente.
  • A arremetida antes da queda está sendo analisada. A informação de animais na pista havia sido dada por testemunhas aos bombeiros.
  • A Polícia Civil apura se o voo foi irregular. O voo havia sido pago, mesmo a aeronave não ter autorização para operar como táxi aéreo.
  • Parte do voo teria ocorrido após o pôr do sol, o que também fere as regras, que dava permissão para a aeronave sobrevoar somente durante o dia.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued