Pular para o conteúdo
Cotidiano

Associação cobra ajuda de autoridades nas buscas por montanhista no Peru

AGMP tenta apoio desde terça-feira (3)
Idaicy Solano -
Edson está entre desaparecidos nas montanhas do Peru. (Reprodução, Redes Sociais)
Edson está entre desaparecidos nas montanhas do Peru. (Reprodução, Redes Sociais)

A AGMP (Associação Peruana de Guias de Montanha) tenta, desde terça-feira (3), apoio de entidades públicas do para intensificar as buscas por um montanhista que morou em Campo Grande e dois peruanos desaparecidos desde domingo (3). Segundo a entidade, as equipes precisam com urgência de um para avançar nas operações em área de difícil acesso.

O grupo, formado por estudantes do Ceam (Centro de Estudos de Alta Montanha), partiu para realizar uma ascensão técnica na região montanhosa de Artesonraju, um pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru. A montanha é conhecida por sua semelhança com o símbolo da Paramount Pictures.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Entre os desaparecidos também estão o fotógrafo e guia Edson Vandeira, conhecido por suas imagens publicadas na National Geographic e por sua vasta experiência em expedições na Antártica, Andes e Himalaia; o guia Efraín Pretel Álonzo, de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. 

Segundo o presidente da AGMP (Associação de Guias de Montanha do Peru) Beto Pinto, foi solicitado o apoio de diversas entidades públicas, incluindo o Governo Regional de Ancash, o Ministério do Interior e o Ministério da Educação, para auxiliarem nas buscas.

“Solicitamos a todas as autoridades competentes a priorizarem esta situação. As montanhas não podem esperar. As vidas de três jovens estão em jogo. Agradecemos o apoio do deputado Elías Varas e do vice-presidente do Ministério da Educação, Miguel Vallejos, que se uniram a este esforço de solidariedade. Cada hora que passa é crucial para preservar as vidas de nossos colegas desaparecidos”, enfatiza o presidente da associação. 

Grupo pode ter sofrido acidente grave ao descer a montanha 

De acordo com informações divulgadas pela família, a barraca do grupo foi encontrada vazia na madrugada do resgate. Além disso, há indícios de que eles tenham alcançado o cume e, possivelmente, algo grave ocorreu durante a descida.

Conforme a família, as buscas na montanha estão a todo vapor e equipes de resgate envolvendo montanhistas locais, guias, policiais, amigos e familiares foram mobilizadas com urgência.

“Porém, o resgate em alta montanha é extremamente complexo, demanda logística intensa, equipamentos específicos, alimentação, deslocamentos em altitude e muito comprometimento humano e técnico”, ressalta comunicado da família do campo-grandense.

Família cria vaquinha para custear buscas 

A família do fotógrafo Edson Vandeira abriu uma vaquinha on-line pedindo doações para conseguir custear os trabalhos de busca. O espaço para de dinheiro foi aberto nesta terça-feira (3) e, em menos de 24 horas, já conta com quase 300 apoiadores. 

Juntos, os responsáveis pelas doações ultrapassaram 50% do valor pedido, com R$ 27,8 mil arrecadados até o momento da publicação desta reportagem. A meta estipulada pela família é de R$ 50 mil.

Caso queira deixar sua contribuição, clique aqui para ser direcionado à vaquinha.

Quem é o montanhista brasileiro que desapareceu no Peru

Inicialmente, jornais de todo o Brasil informaram que, segundo amigos, o fotógrafo Edson Vandeira é natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No entanto, a família informa que o montanhista, na realidade, nasceu na cidade Suzano, em São Paulo, e viveu apenas três anos na Capital de MS, entre 2016 e 2019, o que causou a confusão, já que muitos o conhecem como sendo um cara daqui.

Ele começou a praticar montanhismo ainda jovem, aos 19 anos de idade. Com o tempo, adquiriu experiência e chegou a participar de expedições na Antártida, onde atuou na segurança e logística de cientistas.

Hoje, Edson vive no Peru, onde se dedica à formação como guia e à fotografia, contribuindo com trabalhos para canais como NatGeo e History.

*Matéria editada 05/06/2025 para correção de informação

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued