Pular para o conteúdo
Cotidiano

Autoridades discutem primeira infância em simpósio na Capital

Evento aborda temas como desenvolvimento cognitivo e linguagem, violência contra a criança e desenvolvimento socioafetivo e comportamental
Diego Alves -
Programação durante os três dias de simpósio

Tribunal de Contas de e Secretaria de Estado de Saúde realizam o “1º Simpósio Dialogando a Primeira Infância em Mato Grosso do Sul”, no Auditório da , em , nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Conforme o , a Corte de Contas esteve presente no encontro, trabalho iniciado pelo Tribunal, em defesa dos direitos da primeira infância no Estado, junto com instituições públicas e organizações da sociedade civil.

O debate sobre a primeira infância segue com uma programação durante os três dias de simpósio, com palestras de especialistas que abordam temas como desenvolvimento cognitivo e linguagem, violência contra a criança, desenvolvimento socioafetivo e comportamental e ações integradas para a primeira infância.

“A primeira infância é uma prioridade constante em nosso Tribunal, acolhida pela administração e por todos que reconhecem sua relevância. Ao investir nesse período, estamos investindo no futuro do Estado e dos municípios. A primeira infância vai além da educação, envolve políticas intersetoriais que se influenciam mutuamente. Parabenizo a Secretaria de Saúde pela iniciativa e espero que este evento gere aprendizados e reflexões para aprimorar nossas ações”, disse o presidente do TCE-MS, disse o conselheiro Célio Lima de Oliveira.

“Este evento reúne profissionais dedicados à criança, especialmente à primeira infância, para aprofundar questões de proteção e desenvolvimento infantil. Ele nasce de uma interlocução iniciada pelo TCE-MS e conta com o apoio da Superintendência de Atenção Primária. Até então, não havia uma política específica para essa área dentro da atenção primária à saúde. Hoje iniciamos uma nova perspectiva, com foco mais direcionado a essa fase tão importante da vida”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.

Também participam do simpósio representantes da Defensoria Pública do Estado, ESDP (Escola Superior da Defensoria Pública), Ministério da Saúde, OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e SAPS (Superintendência de Atenção Primária à Saúde), além de comitês e bancos de leite humano.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Últimas Notícias

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido

Cotidiano

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Magali dos Santos Borges, de 43 anos, precisa remover o rim esquerdo

Polícia

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Operação aconteceu após denúncias encaminhadas por meio do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária)

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)