Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bichos que curam: hospital recebe ‘ajuda’ de animais em terapias assistidas

Cavalos e cachorros auxiliam no tratamento oferecido às crianças
Aline Machado -
Sessão de equoterapia (Foto: Divulgação Ministério da Saúde)

O vínculo que une seres humanos e animais é antigo. Em toda a história, os mais diferentes bichos são utilizados para auxiliar seus tutores. Cães ajudam no pastoreio, nas caças e ainda fazem a segurança de seus donos. Cavalos, jumentos e camelos são eficientes na locomoção de pessoas e cargas. Mas além de amenizar o trabalho do homem, há outra área em que os bichanos são fundamentais: tratamentos de saúde.

Terapias assistidas por animais têm sido cada vez mais utilizadas e o motivo dessa repercussão é o resultado positivo nos tratamentos. No Hospital da ( Federal da Grande ), a equoterapia tem se destacado desde setembro de 2024, quando o projeto “Galopes de Alegria: Cavalos que Curam” teve início.

“A maioria das crianças e acompanhantes recebe o cavalo com alegria e curiosidade. Já tivemos a visita do cavalo Balu e da égua Viva e na próxima vez as crianças também poderão ter o contato com um pônei”, afirma Laura Cyrineu, pedagoga, brinquedista hospitalar e membro da Comissão de Humanização do HU (Hospital Universitário).

Equipe multiprofissional formada por psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos e educadores físicos leva um cavalo ao solário da pediatria a cada três meses a fim de proporcionar experiências de interação com o animal de forma segura ao paciente.

Crianças com comprometimentos mais severos, como dificuldades motoras ou alterações neurológicas também participam da terapia assistida com animais. Vale lembrar que todo o processo é liderado pela equipe assistencial que participa da atividade.

“As crianças podem tocar o cavalo, acariciá-lo, alimentá-lo com pedaços de cenouras, montar e dar uma volta, sempre com acompanhamento. Além disso, a presença do animal, o contato com ele, proporciona momentos de afeto e acolhimento”, ressalta.

Cãoterapia

Pacientes também são submetidos a terapias com cães. O método é ainda mais antigo e realizado desde 2022 na enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário.

As atividades são realizadas com apoio das cadelas Sophie, Jolie e Chloe, três goldens retrievers do Sexteto4patas.

Segundo a psicóloga hospitalar, Yadja Gonçalves, o serviço assistido por cães é usado para minimizar o estresse no ambiente hospitalar.

“Além de auxiliar na socialização e na regulação emocional de pacientes e familiares, essa prática promove bem-estar e alegria no hospital. As visitas acontecem, principalmente, em datas comemorativas”, destaca.

Pesquisa comprova benefícios

As terapias assistidas com animais são realizadas em diferentes regiões do Brasil e sempre se destaca pelos bons resultados. Na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no , estudos realizados em um projeto de extensão comprovaram, cientificamente, os benefícios das terapias com auxílio de animais.

“Os estudos da revisão bibliográfica revelaram que essa prática pode ser considerada uma estratégia interventiva em potencial para o enfrentamento e alívio de agravos à saúde das pessoas, favorecendo a qualidade de vida daqueles que recebem a intervenção”, explica a enfermeira e professora Daiana Foggiato.

Dia Nacional dos Animais

Embora os animais carreguem um legado de apoio e fidelidade aos humanos, os humanos, por outro lado, protagonizam casos de abandono e violência. Diariamente, situações de maus-tratos são repercutidas.

Nesta sexta-feira, 14 de Março, é celebrado o Dia Nacional dos Animais. A data é comemorada desde 2005 e foi instituída por um grupo de proteção aos bichanos.

O objetivo da celebração é destacar a importância da conscientização sobre os cuidados e direitos dos animais, assim como, promover reflexões a respeito dos maus-tratos.

Vale ressaltar que maus-tratos a animais é crime e a pena varia entre 2 e 5 anos de reclusão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba