Pular para o conteúdo
Cotidiano

Boletim aponta que nível de três rios de MS estão em estado de alerta

Níveis estão acima do esperado para o período
Osvaldo Sato -
rio aquidauana
Rio Aquidauana é um dos que estão em estado de alerta (Foto: Ilustrativa, Prefeitura)

O mais recente boletim da Sala de Situação de , divulgado nesta quarta-feira (7), revelou que três rios do Estado entraram em situação de alerta devido ao aumento no nível das águas. Os dados são do monitoramento hidrológico feito pelo Imasul em parceria com a Agência Nacional de Águas, por meio de 14 estações telemétricas.

Estão em alerta o Rio , na altura da estação monitorada em ; o Rio Miranda, na estação localizada em ; e o Rio Aquidauana, no município homônimo.

Segundo o boletim, esses rios ultrapassaram as chamadas cotas de alerta, o que significa que os níveis estão acima do esperado para o período. Isso porque estão com permanência superior a 5% em relação à média histórica. Esse estágio antecede o nível de emergência e indica risco iminente de transbordamento ou impactos em áreas ribeirinhas.

Situação dos demais rios

As demais estações hidrológicas apontam níveis dentro da faixa de normalidade, o que representa valores entre as cotas mínima e máxima esperadas para o mês. Isso inclui os rios Taquari, Piquiri/, Aporé, Dourados e Pardo. Algumas localidades, como Cassilândia e São José do Piquiri, estão sem transmissão atualizada de dados.

Além disso, não há registros de rios em situação de emergência no momento, tampouco em estiagem severa. Esta ocorre quando os níveis ficam abaixo da cota mínima com permanência acima de 95%.

Apesar do alerta, a previsão meteorológica indica tempo seco e estável nos próximos dias, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Com poucas chuvas previstas e temperaturas elevadas, a tendência é de estabilidade nos níveis dos rios, aliviando a pressão sobre as regiões monitoradas.

Entenda os níveis de monitoramento

O sistema de alerta da Sala de Situação classifica os rios em quatro faixas:

  • Normalidade: Níveis entre as cotas mínima e máxima esperadas (entre 5% e 95%);
  • Alerta: Acima da cota com permanência de 5%;
  • Emergência: Acima da cota de emergência definida por estudos técnicos;
  • Estiagem: Abaixo da cota mínima com permanência superior a 95%.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Brasil registrou 1,7 milhão de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos de serviços

Dados fazem parte do módulo “Trabalho por meio de plataformas digitais 2024” da PNAD Contínua

Sérgio Cruz - O dia na história

1948 – Crime em família abala Corumbá

Irmãos homicidas foram inocentados

Bastidores

[ BASTIDORES ] Ao Mestre, com carinho…

Sem interessados, reforma de Pasta ficou para depois

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro