Pular para o conteúdo
Cotidiano

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Os animais permanecerão sob responsabilidade da CCZ até que o tutor se manifeste e comprove a posse
Jennifer Ribeiro, Aline Machado -
Burros em fuga, amarrados por corda (Foto: reprodução, leitor Midiamax)

Os dois burros flagrados caminhando rumo à Avenida Eduardo Elias Zahran, nesta quarta-feira (23), foram resgatados pela equipe da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses). Os animais, que estavam amarrados, permanecerão sob responsabilidade da coordenadoria até que o tutor se manifeste e comprove a posse.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Este é o segundo caso em menos de 24h em . Na última terça-feira (22), um burro chamou a atenção ao escapar e percorrer as ruas do bairro São Bento. Os moradores chegaram a acionar a CCZ e a PMA (Polícia Militar Ambiental), mas o animal fugiu.

Por volta das 14 horas, o burro foi visto nas ruas Aluízio de Azevedo e Jerônyma Paes Benjamin. Novamente, os moradores acionaram as equipes de resgate e, dessa vez, deu tempo de encontrá-lo.

Acolhimento dos animais

Segundo a CCZ, o recolhimento visa garantir a segurança da população e o bem-estar dos próprios animais. Em casos semelhantes, a população pode solicitar o apoio da coordenadoria por meio do telefone (67) 3313-5000, canal disponível para atendimento e orientações sobre captura e manejo de animais abandonados, agressivos ou em risco.

Ao ser recolhido, o animal permanece sob responsabilidade do CCZ por até 10 dias úteis, conforme o decreto n° 8877/2004, que estabelece o período em que o tutor pode se manifestar e comprovar a posse.

Caso não haja manifestação nesse prazo, o animal poderá ser encaminhado para adoção, com prioridade para Organizações da Sociedade Civil que atuam no acolhimento de pessoas em tratamento contra a dependência química ou em terapias comportamentais voltadas a pessoas com deficiência.

Denúncias

Vale lembrar que, conforme o Código Sanitário Municipal nº 148, de 2009, é proibida a criação de animais em determinados perímetros urbanos. Casos de descumprimento podem ser denunciados e resultar em autuação do responsável, mesmo após o recolhimento do animal.

Em situações que envolvam danos a pessoas ou ao patrimônio, os órgãos competentes a ser acionados são: a (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) ou a Polícia Militar de .

Quando se trata de um resgate de maior porte, é necessário todo um planejamento estratégico por parte da equipe do CCZ. O processo envolve diversas etapas, como localizar o animal — que muitas vezes está em movimento —, contê-lo com o uso de equipamentos adequados, como o laço, e conduzi-lo até um ponto seguro para o embarque.

Além disso, o veículo utilizado para o transporte exige um desnível apropriado para a colocação segura dos animais, o que demanda tempo, cuidado e um espaço adequado que minimize riscos tanto para os profissionais envolvidos quanto para os próprios animais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Últimas Notícias

Polícia

Fiscalização policial apreende bebidas irregulares em Ribas do Rio Pardo

Ação conjunta entre Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e Vigilância Sanitária Municipal foi realizada na noite de quarta-feira (15)

Cotidiano

Inscrições para comercialização de produtos no cemitério de Três Lagoas abrem na próxima semana

A comercialização ocorrerá durante o feriado de Finados, em novembro

Mundo

Trump diz que conversa com Putin foi ‘muito produtiva’ e que ambos se encontrarão em Budapeste

Líderes terão reunião "para ver se podemos trazer fim a esta guerra inglória", disse Trump, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio