O Estado de Mato Grosso do Sul enfrentou condições climáticas severas nas últimas 24 horas, com chuvas volumosas e rajadas de vento excepcionalmente fortes, de acordo com dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), coletados até as 15h desta segunda-feira (22).
Os municípios de Iguatemi e Caarapó se destacaram, registrando os maiores volumes de chuva e as mais intensas rajadas de vento, respectivamente. O grande destaque, no entanto, foram as rajadas de vento que atingiram o Estado.
O município de Caarapó registrou ventos de 115,6 km/h, um valor que não apenas lidera o ranking estadual com grande margem, mas também foi o mais intenso registrado em todo o Brasil no período, segundo dados do Climatempo.
A força do vento em Caarapó e em outras cidades sul-mato-grossenses, como Laguna Carapã, que registrou 104,4 km/h, está associada ao deslocamento de uma forte frente fria sobre o centro-sul do Brasil neste final de inverno. O fenômeno, conforme alertado por meteorologistas, trouxe condições de tempo severo para vários estados.
O ranking nacional de ventos, divulgado pelo Climatempo com base em dados do Inmet, Simepar e Epagri-Ciram, confirmou a liderança de Caarapó, seguida por cidades em Santa Catarina e no Paraná. A intensidade dos ventos em Mato Grosso do Sul foi tão expressiva, que Laguna Carapã também figurou entre as cinco maiores rajadas do país.
Autoridades e a Defesa Civil permanecem em alerta, uma vez que a previsão indica que o risco de ventania continua elevado, até o final desta segunda-feira, para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Volume de chuvas
A cidade de Iguatemi, no sul do Estado, foi a que mais recebeu chuva, com um acumulado de 54,2 milímetros em 24 horas. Logo em seguida, aparece Itaquiraí, com 48,4 mm.
Em Amambai, foram registrados 46,2 mm de chuvas, que, em combinação com os fortes ventos, resultaram em quedas de árvores, destelhamento de casas e interrupção da distribuição de energia.
Ranking de rajadas de vento
1) Caarapó: 115,6 km/h
2) Laguna Carapã: 104,4 km/h
3) Santa Rita do Pardo: 94,3 km/h
4) Itaquiraí: 93,6 km/h
5) Anaurilândia: 89,3 km/h
6) Naviraí: 86,4 km/h
7) Aral Moreira: 85,3 km/h
8) Água Clara: 84,6 km/h
9) Iguatemi: 81,7 km/h
10) Amambai: 81,4 km/h
Ranking de chuva acumulada
1) Iguatemi: 54,2 mm
2) Itaquiraí: 48,4 mm
3) Amambai: 46,2 mm
4) São Gabriel do Oeste: 37,0 mm
5) Ponta Porã: 35,0 mm
6) Sete Quedas: 28,6 mm
7) Dourados: 26,2 mm
8) Fátima do Sul: 23,4 mm
9) Laguna Carapã: 20,2 mm
10) Caarapó: 18,8 mm
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)