Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cadê a volta da maternidade? Moreninhas é um bairro que dá para fazer de tudo, menos nascer

Hospital da Mulher Honória Martins Pereira foi inaugurado em março de 2000 e manteve atendimento até 2016
Graziela Rezende -
(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Ambulâncias chegando, corredores movimentados e o chorinho mostrando que alguém iniciava a vida. Por 16 anos, esta foi a realidade na Maternidade das , no chamado Hospital da Mulher Honória Martins Pereira, inaugurado em março de 2000.

No entanto, mesmo instalado em um dos bairros mais populosos, a informação oficial é que, por conta da baixa demanda, foi necessário o fechamento. Sendo assim, tudo acabou em 2016 e, em 2023, o espaço foi invadido por moradores em situação de rua. A prefeitura chegou a falar em outras estratégias, mas a maternidade nunca foi reaberta e muitos moradores sentem falta.

O auxiliar de serviços gerais, Antônio Aparecido da Silva, de 60 anos, diz que mora há uma década na região, bem na frente do estacionamento da maternidade, e viu o local em pleno funcionamento. “Eu gostava. Sempre saía alguém com o bebê nos braços, eu pedia para ver, era a coisa mais linda. E eu ouvia o chorinho”, disse.

Segundo seu Antônio, a maternidade faz muita falta para população. No caso dele, a irmã teve filho lá e todos falam da importância do local para a comunidade. A dona de casa Tarcilia Edna Bucalon, de 59 anos, mora na mesma rua há 35 anos. Ali nasceu a neta e ela relembra momentos importantes na maternidade.

“Vi a minha netinha nascer. Faz 16 anos e, na época, ela foi muito bem atendida. Era muito bom quando tinha a maternidade, uma pena que acabou, faz falta aos moradores. Até chegar na maternidade, o neném nasce no meio do caminho. Se retomasse era bom, tirava até os mendigos que ficam tumultuando o lugar ali”, lamentou.

A servidora pública Bianca Carvalho, de 27 anos, ressaltou que é mãe de duas meninas, sendo que a mais velha, de 10 anos, nasceu na maternidade das Moreninhas.

(Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

“O atendimento era excelente e, infelizmente, fechou. Eu vi tudo em pleno funcionamento e, na época, eu era menor de idade e fui muito bem atendida. No caso da mais jovem, tive que ir para o HU [Hospital Universitário]. E até hoje o pessoal reclama. A gente queria ver de novo a maternidade, seria bom para as mamães futuras”, argumentou.

Solange de Lima Henrique, de 50 anos, é outra moradora das Moreninhas. Ela possui um comércio bem perto da antiga maternidade, então, acompanhou todo o processo de início e fechamento. E lamenta muito.

“Vi a maternidade nascer e, inclusive, meu sobrinho nasceu aqui. E quando eu fui ter os meus filhos, tive que ir para o HU porque já não funcionava mais a maternidade. Tive que me deslocar, estava grávida de gêmeos, com a bolsa estourada, perigoso até acontecer algo com a criança, e tive que ir porque a maternidade das Moreninhas estava fechada”, disse.

De acordo com a comerciante, muitas pessoas vão ao , ao lado da antiga maternidade, e lamentam. “Era tão bom, mas, fechou. É o que mais eu ouço. As pessoas contam que agora tem que correr de um hospital a outro, então, os moradores sonham que retomasse a maternidade e fosse um hospital. Agora, neste momento, está tomado por moradores de rua”, finalizou.

Fala Povo: Midiamax nos Bairros

A história dos bairros de Campo Grande é tema do Fala Povo: Midiamax nos Bairros. Ao longo desta semana, reportagens especiais vão apresentar aos leitores aspectos históricos, indicadores socioeconômicos, demandas populares e peculiaridades das diversas regiões de Campo Grande, culminando com programa ao vivo no sábado. Quer ver seu bairro na série? Mande uma mensagem para (67) 99207-4330, o Fala Povo, WhatsApp do Jornal Midiamax! Siga nossas redes sociais clicando AQUI.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued