O Cotolengo Sul-Mato-Grossense, entidade filantrópica que atende pessoas com deficiência mental e cognitiva em Campo Grande, recebeu a doação de quatro cadeiras de rodas novas. Os equipamentos foram produzidos com mão de obra prisional, no Estabelecimento Penal Masculino de Ivinhema, por meio do projeto Liberdade sobre Rodas.
O projeto transforma bicicletas apreendidas pela Justiça em novas oportunidades de mobilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o Rotary Club, a Prefeitura de Ivinhema e a Polícia Civil.
Durante a entrega, representantes da Agepen visitaram as instalações do Cotolengo, para conhecer de perto o trabalho humanitário desenvolvido há quase 30 anos pela instituição.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O diretor-presidente da entidade filantrópica, padre Valdeci Marcolino, agradeceu as doações e informou que as cadeiras serão tanto utilizadas pelos assistidos quanto emprestadas a famílias que recorrem à instituição em busca de auxílio. “Esses equipamentos vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas”.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, reforçou que a iniciativa integra um conjunto de ações sociais promovidas no sistema prisional de Mato Grosso do Sul, as quais incluem, além da produção de cadeiras de rodas, a doação de pães, hortaliças, absorventes, uniformes, EPIs para hospitais e a realização de reformas em escolas e instituições assistenciais, sempre com a ocupação produtiva da mão de obra dos reeducandos.
Além da doação, a Agepen também se colocou à disposição para contribuir com outras necessidades da instituição, como a confecção de lençóis, enxovais e a reforma de camas danificadas, utilizando mão de obra prisional.
Sobre o Cotolengo
Atualmente, a instituição acolhe mais de 600 pessoas, com atendimento diário a crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral grave e outras sequelas neurológicas. A maioria dos assistidos é oriunda de famílias em situação de vulnerabilidade social. Dentre os atendidos, 13 adultos vivem em regime de residência terapêutica, recebendo cuidados integrais por não possuírem suporte familiar.
O Cotolengo Sul-Mato-Grossense é aberto a doações e visitas agendadas. Quem quiser ajudar pode obter mais informações pelo telefone (67) 3358-4848.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***