Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande cria regras para garantir controle de doenças em unidades prisionais

A nova resolução da Sesau estabelece regras para a notificação de doenças como dengue, sífilis, Covid e HIV
Lethycia Anjos -
Inspeção realizada em presídio de MS (Defensoria Pública de MS)

Uma nova resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda-feira (13) estabeleceu a obrigatoriedade das unidades de saúde prisionais realizarem a notificação de agravos de notificação compulsória, conforme determina o Ministério da Saúde.

De acordo com a medida, as notificações deverão ocorrer por meio do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), ou sistema eletrônico equivalente. Na notificação deverá constar o preenchimento completo de todos os campos da ficha, sob responsabilidade do profissional de saúde que realizou o atendimento.

Em Campo Grande, existem diferentes unidades prisionais. Entre elas, há complexos para regimes fechado, semiaberto e aberto, centro de triagem, instituto penal, presídio de trânsito, assistência à albergada e um centro penal agroindustrial. Algumas das unidades são a Penitenciária Estadual Masculina da Gameleira I e II, o Instituto Penal de Campo Grande e o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”.

A resolução prevê dois tipos de notificação:

  • Imediata (até 24 horas): comunicada assim que houver conhecimento de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio mais rápido disponível, ao Distrito Sanitário de Referência e à CIEVS-CG (Coordenação de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde);
  • Semanal: as unidades devem consolidar todas as notificações ocorridas durante a semana e entregar obrigatoriamente toda sexta-feira ao Distrito Sanitário, para compilação e monitoramento epidemiológico.

A medida tem como objetivo garantir a qualidade dos dados epidemiológicos. Segundo a Sesau, esses dados são fundamentais para o planejamento de ações de vigilância e resposta a surtos. O descumprimento da resolução poderá gerar medidas administrativas, conforme regulamentação da Sesau.

Doenças de notificação obrigatória

De acordo com a Portaria nº 204/2016 do Ministério da Saúde, compõem a lista nacional de agravos de notificação compulsória doenças que exigem acompanhamento e resposta rápida. A lista inclui doenças como dengue com sinais de alarme, febre amarela, raiva humana, Covid-19, influenza, tuberculose, sífilis (adquirida, em gestantes e congênita), hanseníase, HIV em gestantes e crianças expostas, e acidentes por animais peçonhentos, entre outros.

Alguns casos requerem notificação imediata. Isso inclui botulismo, cólera, poliomielite, febre hemorrágica viral e sarampo, enquanto outros exigem notificação semanal, conforme a gravidade e o potencial de disseminação.

Fluxo de notificação

A resolução ainda cria um fluxograma municipal que estabelece o caminho seguido pelas unidades de saúde prisionais:

  • Notificação semanal: envio da ficha preenchida ao Distrito Sanitário, que encaminha os dados ao SINAN e à Vigilância Municipal;
  • Notificação imediata (24h): comunicação direta ao CIEVS-CG e à Vigilância Municipal, com posterior alimentação do SINAN;
  • Notificação negativa: quando não há registro de casos, a unidade deve informar ao Distrito Sanitário de Referência, garantindo o controle contínuo do sistema.

Conforme a resolução, essa padronização do processo busca fortalecer a vigilância epidemiológica nas unidades prisionais e assegurar respostas mais rápidas diante de agravos que possam representar risco à saúde pública.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued