Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande deixará de oferecer ensino médio na rede municipal a partir de 2026

Única municipal com ensino médio, a Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo passará a ser gerida pelo Estado
Lethycia Anjos -
professores
Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. ( Reprodução/Facebook)

Campo Grande deve encerrar oficialmente, a partir do próximo ano, a oferta de ensino médio na Reme (Rede Municipal de Ensino). Isso porque, a partir de 2026, a gestão da Escola Municipal Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada na MS-040, passará a ser de responsabilidade do Governo de Mato Grosso do Sul.

Única escola da Capital a oferecer ensino médio, a Escola Agrícola nasceu há 40 anos e se tornou referência na educação rural do município. Ao final dos estudos, os alunos se formavam com certificação técnica.

Em Campo Grande, são 70 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e 205 escolas da Rede Municipal.

Entenda as possíveis mudanças

Com a mudança, a SED (Secretaria de Estado de Educação) assumirá as turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. Até então administradas pela rede municipal. A mudança atende a uma solicitação da própria Prefeitura de Campo Grande. Embora não estejam previstas mudanças estruturais, a medida deve impactar o corpo docente, que deve ser realocado para outras unidades de ensino.

“Informamos que a gestão do município procurou o Governo do Estado, em especial a Secretaria de Estado de Educação, solicitando apoio para que sejam assumidas as turmas de ensino médio da referida unidade escolar”, informou a SED em nota.

As tratativas ainda estão em andamento entre as duas secretarias. No entanto, a SED reforça que as atividades continuarão sendo realizadas no mesmo local, sem alterações na logística para os estudantes.

Ao Jornal Midiamax, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) confirmou que a partir do ano letivo de 2026, o ensino médio da unidade passará à responsabilidade da SED, mas destacou que a medida está em conformidade com a Constituição Federal.

“A mudança ocorre conforme a Constituição Federal e com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Elas definem as competências de cada ente federativo na oferta da educação”, destaca a nota.

‘Mudança deve impactar financiamento, estrutura e gestão’

Gilvano Bronzoni, presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), destaca que o sindicato defende a educação pública em sua integralidade, mas pela Constituição, a educação infantil é responsabilidade dos municípios e o ensino médio cabe à rede estadual.

“Essa divisão impacta diretamente financiamento, estrutura e gestão. A ACP defende uma escola pública de qualidade e valorizada, com atuação articulada entre as esferas de governo para garantir avanços reais para a categoria e, sobretudo, para a população”.

Embora a gestão não seja exclusiva, o artigo 221 da Constituição Federal, citado pelo dirigente da ACP, estabelece que os municípios devem priorizar a educação fundamental e infantil, enquanto o estado e Distrito Federal, o ensino fundamental e médio.

Bronzoni esclareceu ainda que solicitou uma reunião com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) para tratar do tema e trabalhar pela manutenção da unidade na rede municipal. “Queremos preservar o modelo pedagógico e os serviços oferecidos hoje”, enfatizou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria