Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande regulamenta fornecimento gratuito de ração para cães e gatos

O fornecimento de ração é destinado a animais vítimas de maus-tratos, resgatados e em reabilitação sob cuidados de OSCs
Lethycia Anjos -
animal
Atendimento animal Subea (Divulgação/PMCG)

Em resolução publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quinta- (5), a prefeitura da Capital regulamentou o Serviço de Suporte Nutricional destinado a cães e gatos em situação de acolhimento transitório. A medida contempla animais vítimas de maus-tratos, resgatados e em reabilitação sob cuidados de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) cadastradas na Subea (Superintendência do Bem-Estar Animal).

A nova resolução prevê a distribuição de ração específica para cães e gatos, com o objetivo de garantir a nutricional dos animais enquanto aguardam adoção. O serviço, no entanto, ocorre somente mediante solicitação formal das OSCs, que devem estar previamente cadastradas na Subea até a data de publicação da norma. Aquelas que ainda não fazem parte do cadastro poderão solicitar inclusão futuramente, de acordo com a disponibilidade de estoque da Ubea (Unidade de Bem-Estar Animal).

Conforme o texto, o fornecimento está limitado a 30 cães e 70 gatos por organização. A medida irá considerar o número de animais informados no requerimento e a capacidade do estoque. Para ter acesso ao benefício, cada animal deve estar microchipado e listado nominalmente no formulário entregue pela OSC à Ubea. Em casos de múltiplos abrigos vinculados a uma mesma entidade, a OSC deverá solicitar o requerimento separadamente para cada local, com divisão proporcional da quantidade de ração permitida.

Entrega direto na Subea

A entrega da alimentação ocorrerá diretamente na Subea. Contudo, a OSC deverá apresentar documento com foto e assinatura de recibo pelo representante legal da organização ou por pessoa formalmente autorizada. Conforme a resolução, fica expressamente proibida a comercialização dos alimentos recebidos, sendo o uso restrito aos fins previstos na resolução. O descumprimento poderá acarretar sanções legais.

Outro ponto importante é que os animais beneficiados pelo suporte nutricional terão prioridade nas campanhas de adoção promovidas pela prefeitura, com o intuito de reforçar a atuação conjunta entre o poder público e as organizações protetoras de animais.

A resolução esclarece ainda que o novo serviço é independente do Programa Banco de Ração e Utensílios para Animais, já regulamentado por legislação própria. O Suporte Nutricional é considerado um serviço descontinuado, ou seja, depende de demanda e disponibilidade de recursos, sem garantia de fornecimento contínuo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba