Campo Grande lidera o ranking de menor umidade do ar registrada nas últimas 24h entre as capitais brasileiras. A cidade registrou índice de 14% no último domingo (14), somado ao calor de 37,7°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
As estações meteorológicas ainda indicam que três cidades sul-mato-grossenses superam os 40°C, sendo Aquidauana a região mais quente no país, com máxima de 40,8°C. Porto Murtinho (40,4°C) e Coxim (40,3°C) também estão no pódio entre as temperaturas extremas nas últimas horas.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Além disso, as regiões marcaram umidades do ar baixas, entre 12 e 15%, como Aquidauana (12%), Cassilândia (14%), Costa Rica (14%) e Coxim (14%).
Estiagem
O Estado enfrenta um período de estiagem prolongada. No entanto, o cenário não deve melhorar até o fim de setembro, conforme os modelos de análise climática.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os maiores acumulados de precipitação estão previstos para as regiões centro-sul, com volumes estimados entre 10 e 70 milímetros, até dia 26.
Nesse período, os maiores acumulados são esperados para a região sul do Estado, enquanto a região norte deve registrar menos chuvas.
Ameno
Há possibilidade de chuvas entre a tarde e manhã de terça-feira (16). Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com a presença de um cavado, pode favorecer o aumento da nebulosidade em grande parte do Estado.
Logo, essas condições meteorológicas elevam a possibilidade de chuvas que podem vir acompanhadas de tempestades com raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Embora a maior probabilidade de ocorrência de chuva seja nas regiões centro-sul e oeste, não se descartam pancadas de chuva no restante do Estado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)