Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cansados de acidente, moradores ‘improvisam’ placa de Pare na Vila Carlota

Com as próprias mãos, eles pegaram um pedaço de madeira para servir de fixação, e 'reutilizaram' uma placa de Proibido Estacionar
Carol Leite -
Moradores improvisaram a placa (Fala Povo)
Moradores improvisaram a placa (Fala Povo)

Cansados de presenciar infrações de trânsito no cruzamento da Rua Lira com a Rua da Rúpia, moradores da Vila Carlota ‘improvisaram’ e construíram uma placa de sinalização ‘Pare’.

Com as próprias mãos, eles pegaram um pedaço de madeira para servir de fixação, e ‘reutilizaram’ uma placa de Proibido Estacionar.

“Os moradores fizeram uma placa de Pare porque não tinha no cruzamento”, disse a leitora do Jornal Midiamax.

Confira:

Moradores improvisaram a placa (Fala Povo)

Moradores reclamam de falta de sinalização em outras regiões da cidade

“Mais um acidente. Assustamos com o barulho da batida. Por muito pouco o carro atingido não capota e estava com uma criança na cadeirinha”. O relato da moradora, que preferiu o anonimato, descreve um acidente entre dois carros no cruzamento da Rua Dr. Dolor Ferreira de Andrade com a Rua 13 de Junho, no Centro de Campo Grande.

Moradora antiga da região, ela ressalta a preocupação com as frequentes colisões entre veículos e atribui os acidentes à falta de sinalização horizontal e à desatenção dos condutores.

“Há muito tempo solicitamos providências a respeito da sinalização. Todos os dias levamos sustos e corremos o risco de sermos nós, moradores daqui, sermos atingidos por imprudentes e pela falta de lombada na Rua 13 de Junho”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Há placas de “Pare” no cruzamento, entretanto, a moradora diz que há excesso de velocidade. “Quem desce a Rua 13 de Junho se esquece que na Dolor não é mais preferencial. Teria que ter uma lombada”.

O que diz a Agetran

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que enviará uma equipe de manutenção ao local para reforçar a sinalização da via.

“Todos os dias as equipes de manutenção da Agetran seguem um cronograma onde realizamos o reforço e a sinalização das vias que necessitam. É importante ressaltar que também é importante a todos seguirem as regras de circulação básicas previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), reforçando os cuidados e redobrando a atenção em vias com a sinalização desgastada”.

“É fundamental que todos os usuários da via mantenham atenção constante às sinalizações verticais, garantindo um trânsito mais seguro e organizado para todos”.

Como pedir sinalização no meu bairro

O trânsito de está em constante mudança diante do aumento no fluxo de veículos, lentidão em alguns pontos e novas obras. Logo, se você percorre as ruas do seu bairro e observa a necessidade de alterações ou reforço na sinalização, há três formas de solicitar melhorias para a prefeitura.

Apesar de parecer irrelevante para alguns, a sinalização de trânsito tem impacto diário na vida do campo-grandense. Além disso, uma sinalização adequada não se restringe a uma placa de “Pare” ou indicadores de velocidade máxima. Ter o sinal conforme a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permite menos riscos de acidentes e fluidez no trânsito.

Contudo, para seguir com a solicitação de análise da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), é necessário observar qual a melhoria desejada para a rua, por exemplo, instalação de placas sinalizadoras, faixa de pedestre ou semáforo.

Segundo a Agetran, todas as solicitações são analisadas por uma equipe técnica da pasta para verificar a viabilidade de cada solicitação. Há três formas de solicitar melhorias ou intervenções de sinalização, ou alterações nas vias urbanas.

Pessoalmente

O morador pode ir pessoalmente à sede da Agetran e solicitar análise no trânsito. É necessário estar com anotações do endereço e tipo de sinalização desejada. A sede da Agetran fica na Avenida Gury Marques, 2395, no . O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Telefone

A Prefeitura disponibiliza o canal da Coordenadoria-Geral de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 156. O número permite o registro de reclamações e denúncias referentes aos serviços públicos municipais. Ao acionar o serviço, atendentes realizam triagem e identificam a qual órgão competente a demanda deverá ser encaminhada — em alguns casos, é gerado um protocolo, pelo qual o cidadão poderá acompanhar os encaminhamentos de seu pedido.

Aplicativo

A Prefeitura também registra informações pelo aplicativo Fala CG, gerenciado pela Ouvidoria Municipal. Ao clicar no ícone “obras e serviços”, os usuários poderão anexar uma foto que será encaminhada com a sua geolocalização, o que facilitará que as equipes da Prefeitura solucionem a demanda.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia