Pular para o conteúdo
Cotidiano

Caravana da Sudeco leva crédito com até 80% de aval para pequenos negócios em MS

Sebrae oferece consultoria antes e depois da concessão do crédito, disse superintendente durante a caravana
Mariane Chianezi, Fábio Oruê -
Caravana Sudeco 2025 (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Com o objetivo de fortalecer a economia regional e ampliar o acesso ao crédito no Centro-Oeste aos que mais precisam, a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), instituição vinculada ao MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), lançou nesta segunda-feira (2), em , uma nova linha de crédito. O MPO (Microcrédito Produtivo Orientado) está sendo disponibilizado na edição, com ação itinerante para orientação e soluções financeiras a pequenos empreendedores da região.

Segundo Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae, o crédito é a maior demanda dos pequenos empresários. Durante o evento em , ele destacou a importância de apresentar novas linhas de crédito, além das já consolidadas, como o FCO. Ele lembrou que o Sebrae conta com o instituto FAMP, um fundo de aval que pode garantir até 80% do valor solicitado pelas empresas, facilitando o acesso ao crédito.

Caravana Sudeco 2025 – Cláudio Mendonça, Superintendente do Sebrae (Foto:Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mendonça reforçou que o crédito é fundamental para o setor empresarial, mas alertou sobre a necessidade de atenção aos juros, que ainda são altos em algumas modalidades.

“O crédito é essencial para o setor empresarial, mas é preciso atenção aos juros, que ainda são altos em algumas linhas. Durante a caravana, são oferecidas opções acessíveis, como o FCO. O Sebrae, além de apoiar eventos como esse em todo o Brasil, orienta os empresários a entenderem o motivo pelo qual estão tomando o crédito, evitando usos inadequados […] O Sebrae oferece consultoria antes e depois da concessão do crédito para apoiar essas decisões […] Então ele tem que ter um investimento em algo que dê o retorno para ele e ter o dinheiro para poder pagar esse crédito e continuar saudável no seu negócio”, disse.

Oportunidade ao empreendedor

Para o deputado federal (PT), a parceria da Sudeco com o Sebrae é positiva para o empreendedorismo em MS, tanto na cidade, com o comércio, quanto no campo.

“Nós vamos, daqui a pouco, lançar lá o do campo, o Pronaf B. É até R$ 12 mil, com juros de meio por cento ao ano e, mais do que isso, 25% de abate. Ou seja, aquele que pagar em dia ainda vai pagar — pegar esse dinheiro e pagar menos daqui a um ano. E esse dinheiro circula no município, dá a oportunidade do cara empreender”, disse.

Vander Loubet na Caravana Sudeco 2025 (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Caravana da Sudeco

A caravana da Sudeco foi realizada na sede do Sebrae em Campo Grande, com programação que incluiu palestras, atendimento técnico e orientações detalhadas sobre as ferramentas de fomento disponíveis para pequenos negócios da região. A iniciativa conta com a parceria do Governo Federal, do Sebrae e de instituições financeiras públicas e privadas.

O evento também contou com técnicos especializados realizando atendimento individualizado sobre o FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), o FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste) e outras fontes de recursos voltadas ao desenvolvimento regional.

Após a etapa em Campo Grande, a Caravana prossegue para , também em Mato Grosso do Sul, com ações previstas para o dia 5 de junho, das 9h às 18h, na unidade local do Sebrae.

Crédito para os pequenos

O MPO/Sudeco é uma linha de crédito orientada que oferece condições facilitadas para aquisição de equipamentos, capital de giro, investimentos em produção agrícola, reformas, expansão de plantio e outras melhorias na atividade produtiva. O crédito é acompanhado de orientação técnica e apoio institucional, garantindo o uso responsável e eficaz dos recursos.

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, destaca a relevância da nova linha de crédito. “O Microcrédito Produtivo Orientado, como linha do FCO, é uma ferramenta estratégica para promover inclusão produtiva, autonomia financeira e desenvolvimento regional com justiça social. Nossa prioridade é garantir que o crédito chegue na ponta, com suporte adequado, gerando renda, segurança alimentar e dignidade para milhares de famílias”, afirmou a superintendente.

A expectativa é que o Microcrédito Produtivo Orientado passe a integrar permanentemente o portfólio de serviços oferecidos pela Caravana da Sudeco, sendo replicado em futuras edições nos demais estados da região Centro-Oeste.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
onça pintada ataque peão

Atacado por onça-pintada deixa hospital após 11 dias e volta para casa no Pantanal

Chefe militar dos rebeldes huthis do Iêmen morre em ataque de Israel

Câmara de Campo Grande impõe corte de 5% nos gabinetes para economizar no duodécimo

VÍDEO: Família precisa levar ventilador de casa para Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

IFMS divulga lista de inscritos que vão concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos

Últimas Notícias

Cotidiano

Investimentos do Governo do Estado em pesquisa e ciência crescem 8 vezes em sete anos

A Fundect é a responsável pela distribuição dos investimentos em ciência feitos pelo Governo do Estado

Cotidiano

Incêndio na Serra do Amolar é controlado após quase 20 dias

Equipes permanecem no local realizando ações de rescaldo

Cotidiano

Vigilância Sanitária investigará bar de Campo Grande após venda de cerveja vencida

Os produtos estão em promoção de até 30%, segundo cliente, por estarem fora da data de validade

Política

Deputados debatem crise de produção no setor leiteiro em MS

Uma reunião será viabilizada entre o setor e o governador Eduardo Riedel (PP)