O caso de um cidadão italiano de 63 anos, internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, está sendo acompanhado, em conjunto, pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e pela SAS (Secretaria de Assistência Social. A situação de vulnerabilidade do paciente, que não possui familiares ou acompanhantes, chamou atenção de voluntários e outros pacientes da unidade, que buscaram ajuda para garantir um atendimento e encaminhamento adequados.
De acordo com relatos de uma voluntária da UPA que entrou em contato com a reportagem do Jornal Midiamax, o paciente não recebe visitas e passou dois dias sem se alimentar, o que agravou seu quadro clínico. Ele estaria com uma infecção urinária e, recentemente, foi necessária a prescrição de alimentação por sonda.
No entanto, segundo os relatos, a UPA não teria o equipamento para a alimentação por sonda. Os pacientes da unidade também indicaram que o quadro de saúde do paciente é delicado e pediram ajuda para que ele fosse transferido para um hospital.
Sesau diz que há suporte necessário
Em nota, a Sesau informou que o paciente “está recebendo todo o suporte necessário na UPA”. A pasta reforçou que o caso está sendo acompanhado em conjunto com a Assistência Social, para garantir um “encaminhamento adequado”.
A Prefeitura ressaltou ainda seu compromisso em “assegurar cuidado e dignidade a todos que buscam atendimento, especialmente os que se encontram em maior vulnerabilidade”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Dáfini Lisboa)