Pular para o conteúdo
Cotidiano

Católicos são maioria, mas evangélicos avançam e chegam a 32% em MS

Mulheres de MS são mais religiosas que os homens, em todas as religiões
Priscilla Peres -
Santuário em Campo Grande. (Foto: Alicce Rodrigues)

Dados preliminares do Censo 2022, sobre religiões, mostram características da população de e evidenciam o avanço da igreja evangélica e outras religiões, frente à católica. Os dados do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foram divulgados nesta sexta-feira (6).

Ao longo dos anos, a igreja católica tem perdido fiéis, que já foram praticamente 100% do Brasil. Atualmente, 51% da população de Mato Grosso do Sul se diz católica, enquanto 32,5% se reconhece como evangélico. Os dados mostram com clareza a migração dos públicos entre as religiões.

Interessante destacar que o número de no Estado é o 9ª maior entre as 27 unidades da federação. Também tem crescido o número de fiéis de outras religiões, mas espíritas, umbandistas e adeptos ao candomblé não somam 3%.

Mas também é crescente o número de pessoas que não têm religião, não sabem ou não declararam, que atualmente somam 7% da população de Mato Grosso do Sul.

Religião e curiosidades de MS

As mulheres são maioria dos fiéis evangélicos e espíritas e os homens, maioria entre os que não têm religião. Entre católicos e umbandistas ou candomblé, a divisão por gênero é mais igualitária, segundo o IBGE.

Entre os católicos, 38% dos fiéis não têm instrução ou apenas o ensino fundamental incompleto. Dentro desse público, os homens são maioria, sendo 27 mil a mais que as mulheres católicas com pouca instrução.

Ainda entre os católicos, 26% têm ensino médio completo e superior incompleto e a divisão é similar entre os gêneros. Dessa forma, é possível dizer que mais de 60% dos católicos de Mato Grosso do Sul têm pouca escolaridade ou ensino superior incompleto.

As características dos evangélicos de MS é parecida. Segundo o IBGE, 37% dos fiéis não têm instrução ou apenas o ensino fundamental incompleto. As mulheres com pouca instrução são maioria entre os evangélicos do Estado, já os homens evangélicos não são maioria em nenhum nível de instrução.

Sobre os evangélicos de MS, 16% têm ensino superior completo e 16% ensino médio incompleto. Entre os espíritas a situação é parecida, sendo as mulheres maioria em todas as faixas de instrução, mas é a religião com maior percentual de fiéis com ensino superior completo, 47%.

Mais igrejas do que escolas

Em 2024, o IBGE divulgou dados preliminares sobre estabelecimentos religiosos e mostrou que Mato Grosso do Sul tem 8.156 igrejas, o que significa um templo para cada 338 pessoas. Os dados do Censo 2022 mostram que esse número é três vezes maior que o de instituições de ensino no Estado. Para se ter uma ideia, existe uma unidade de ensino para cada 1.041 pessoas.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre as coordenadas geográficas do país. Considerando o número de estabelecimentos religiosos por cidade de MS, Santa Rita do Rio Pardo tem o menor número de igrejas por habitantes.

Já em , são apenas 132 pessoas para cada estabelecimento religioso, o que significa uma grande disponibilidade de templos. Em , a densidade de pessoas por estabelecimentos religiosos foi de 424,6 (16ª maior entre os municípios de MS).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued