Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantêm celebrações da Sexta-feira Santa

Na Comunidade São Pedro e São Paulo, nas Moreninhas, fiéis participaram de celebração e encenação da Paixão de Cristo
Monique Faria, Débora Oliveira -
Fiéis lotaram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, nesta Sexta-Feira Santa. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Nem mesmo a chuva forte que caiu em , na tarde desta sexta-feira (18), feriado santo, fez com que os fiéis deixassem de lado as celebrações. Na Comunidade São Pedro e , no bairro , cerca de 300 pessoas se reuniram na igreja para agradecer ao ato de amor de Jesus Cristo, em morrer na cruz para salvar a humanidade.

A Sexta-Feira Santa recorda a crucificação de Jesus, portanto é a única data do ano em que não há missas na programação da . As celebrações do dia incluem momentos de reflexão e adoração. Vale ressaltar que uma tradição da época de Quaresma é cobrir as imagens de santos da Igreja, pois o foco do período deve ser direcionado a Jesus Cristo.

Entre os fiéis que compareceram à igreja, estava o casal Ivan da Silva, 19 anos, e Yasmin Bogarim, 19 anos. Ambos reconhecem a data como um momento de penitência e agradecimento.

“A Sexta-feira Santa para a gente é muito mais a penitência porque foi quando Jesus foi morto e crucificado pela humanidade. Ele se entregou na cruz, então para a gente é quando o amor venceu a morte. Por isso chama Paixão de Cristo, pois foi quando ele demonstrou todo amor e carinho por nós”, afirma Ivan.

Ivan Silva e Yasmin Bogarim. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Durante a celebração, um momento importante é o rito de beijar a cruz. De acordo com Yasmin, esse costume representa o ato de Maria ao beijar os pés de seu filho crucificado. Assim como sua mãe, os fiéis beijam a cruz para reconhecer o gesto de Jesus por nós.

“Para gente foi quando Maria beijou os pés de Jesus na Cruz. Ela viu seu filho flagelado, sentindo toda a dor da humanidade em si, tirando nossos pecados, e mostrou que o amor de mãe sempre esteve ali. Então, para a gente é uma representação muito linda e a gente aceita que Jesus se entregou por nós, pelos nossos pecados. É a gente mostrando gratidão por tudo que ele fez por nós”, explica.

Rito de ‘beijar a cruz’ na celebração da Sexta-feira Santa. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Chuva não impediu realização da Via Sacra encenada

Mesmo com tempo chuvoso, a programação encenação da Paixão de Cristo foi mantida. A programação aconteceu no pátio da Comunidade São Pedro e São Paulo, espaço ao ar livre, portanto o amenizar da chuva foi essencial para que fosse realizada.

Contudo, chuva não é novidade nesta data. Muito pelo contrário, o clima chuvoso costuma estar presente na Sexta-feira Santa na maioria das vezes, fazendo com que os fiéis já se preparem para essa adversidade.

“Quase todo ano, na verdade, chove bastante. Mas, a gente já vem até preparado, chega um pouco antes, traz um guarda-chuva, vem agasalhado, porque a gente sabe que é da estação mesmo, é bastante típico. Mas, eu acredito que simbolicamente enriquece também a experiência do luto, essa questão do frio, de estar nublado e tudo mais”, explica o engenheiro civil, Vinícius Urbanek.

A Via Sacra encenada foi realizada após a celebração na igreja. A Paróquia organiza há 30 anos a programação, e sempre conta com muita adesão da comunidade.

“Mesmo com chuva, com o tempo como está, o povo se reuniu enchendo a igreja. Ficou lotada e muita gente até ficou para fora [da igreja] para também poder participar da nossa tradicional Via Sacra, que acontece todos os anos aqui na Paróquia. Há mais de 30 anos, após a celebração da Paixão, nós celebramos também a Via Sacra. É uma alegria ver que o povo de Deus ainda se reúne para celebrar não só a morte do nosso , mas o mistério da sua paixão e ressurreição também”, diz o seminarista Ronaldo de Oliveira, 27 anos.

“Para mim, como presbítero, poder celebrar a Páscoa com comunidades foi uma experiência muito reconfortante e que encoraja a gente a viver o ministério. Celebrar a Sexta-feira Santa é dizer: ‘o amor que se entrega até a morte para libertar os seus amados do poder do pecado e das trevas'”, afirma o padre Juan Diego Giraldo Aristizabal.

Fiéis lotaram a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, nesta Sexta-Feira Santa. (Henrique Arakaki, Midiamax

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande abre seleção para entidades parceiras em programas de habitação social

Obra do Novo PAC, nova Emei em Campo Grande será no Riviera Park

árvore

Moradores enfrentam medo diário de queda de figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga

camara

Câmara realiza audiência pública para debater valorização dos servidores da educação

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Reprovou na prova prática? Detran libera consulta das faltas por aplicativo em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Conforme a pesquisa, MS teve uma expansão de 14,7% quando comparado com agosto de 2024

Política

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Natural de Corumbá, o petista participou ativamente da consolidação do partido no Estado

Transparência

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Obras, que não tem data para começar, devem levar um ano, ao custo de R$ 11,9 milhões

Brasil

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Família da jovem alega divulgação indevida da gravação