Pular para o conteúdo
Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas
Osvaldo Sato -
Episódios de geada também podem ter causado perdas em lavouras. (Foto: Ilustrativa, Agência Brasil)

O clima predominantemente seco em tem favorecido a colheita do milho segunda e do algodão, mas levanta preocupações para as lavouras de trigo. De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola de julho de 2025, divulgado pela (Companhia Nacional de Abastecimento), a falta de chuvas e as geadas têm causado restrição hídrica e potencial de perdas para os cultivos de inverno no Estado.

A questão do trigo é o ponto de maior atenção no estado. As lavouras que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas. Episódios de geada também podem ter causado perdas em lavouras que se encontravam em estágios iniciais. As temperaturas amenas e a baixa umidade no solo persistem na maior parte das áreas do estado.

Em contrapartida, as condições climáticas têm sido benéficas para a colheita do milho segunda safra e do algodão. A ausência de precipitações tem permitido a secagem natural do milho e a manutenção da qualidade da fibra do algodão. A colheita do milho de segunda safra está ganhando ritmo, impulsionada pela redução das chuvas e pelo aumento das temperaturas, que aceleram a perda de umidade dos grãos. Para o algodão, o tempo firme tem favorecido o andamento da colheita.

Em nível nacional, o boletim da Conab revela um panorama diversificado:

Milho Segunda Safra: A colheita está adiantada em alguns estados e avança conforme as lavouras atingem o teor de umidade ideal. Em Mato Grosso, a colheita está perto de ser finalizada, com rendimentos superando as estimativas iniciais. Em Goiás e Tocantins, a colheita também avança com produtividades acima do esperado. Já na Bahia, os rendimentos têm sido inferiores às estimativas iniciais.

Algodão: O clima seco nas principais áreas de cultivo tem contribuído para a maturação e a colheita. Em Mato Grosso, as lavouras estão majoritariamente em fase de maturação. A Bahia, embora tenha registrado produtividade abaixo do ciclo anterior, tem uma boa qualidade de fibra.

Trigo: O plantio está quase finalizado, restando apenas as áreas de semeadura tardia. Na região Sul, o frio tem sido benéfico para o desenvolvimento das lavouras, que estão em sua maioria em estádio vegetativo, apesar da ocorrência de geadas. No Paraná, a ocorrência de geadas e a limitação hídrica no início do ciclo podem ter afetado o desenvolvimento de parte das lavouras.

O “Boletim de Monitoramento Agrícola: Cultivos de Verão e Inverno Safra 2024/25 – Julho 2025” foi publicado pela Conab, sendo resultado de uma parceria com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura), oferecendo informações sobre as condições agrometeorológicas e o desenvolvimento das lavouras.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued