Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com mais de 800 casos de dengue, MS pode ter primeiro registro do tipo 4 em 2025

Caso está em investigação pela Secretaria Estadual de Saúde
Osvaldo Sato -
Cuidados devem ser mantidos para evitar proliferação do Aedes aegypti. (Divulgação, SES)

O estado de pode ter registrado o primeiro caso de tipo 4 do ano. É o que aponta o Boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta sexta-feira (21).

Além desse dado, foram confirmados nesta edição do boletim, o número de 804 casos de dengue em 2025, e também a primeira morte pela doença no Estado. O óbito ocorreu no município de Inocência. Outros dois óbitos estão sob investigação.

No caso do registro do tipo 4, o boletim aponta que o infectado é residente na região do ‘Baixo ‘, e que o ‘caso de DENV 4 (dengue tipo 4) está em investigação, trata-se de resposta vacinal’. A fonte é o Gerenciador de Ambiente Laboratorial, com dados atualizados na quinta-feira (20).

No total, o Estado já contabiliza 2.515 casos prováveis da doença, em todos os sorotipos. Nos últimos 14 dias, os municípios de e Pedro Gomes apresentaram incidência média de casos confirmados. Já em relação a casos suspeitos, os municípios com alta incidência são Jateí, , Paraíso das Águas, Pedro Gomes e Sete Quedas.

Além da dengue, o Estado registrou 1.468 casos prováveis de Chikungunya, com 130 confirmações no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Até o momento, não há mortes pela doença. A SES reforça a orientação para que a população evite a automedicação e procure atendimento médico ao apresentar sintomas.

Tipo 4

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue tipo 4 (DENV-4) tem sintomas semelhantes aos outros sorotipos, incluindo febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.

Pode causar dengue grave, especialmente em pessoas que já tiveram infecção por outro sorotipo. Assim, a reinfecção pode ser perigosa, ou seja, quem já teve dengue por um sorotipo diferente pode ter maior risco de desenvolver formas mais graves da doença ao contrair o DENV-4.

A dengue tipo 4 não é mais ou menos letal que os outros sorotipos, mas sua circulação pode aumentar os casos graves porque mais pessoas podem ser infectadas por um novo tipo do vírus.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians