Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com queda de 6,5%, setor de serviços em MS encerra 2024 abaixo da média nacional

Entre novembro e dezembro, o setor de serviços registrou queda de -3,9% em Mato Grosso do Sul
Lethycia Anjos -
Aeroporto
Setor de turismo teve alta (Foto: Arquivo, Jornal Midiamax).

O setor de serviços prestados em encerrou o mês de dezembro com queda de 6,5%. No comparativo nacional, o desempenho do Estado ficou 6 pontos percentuais abaixo da média brasileira, que registrou alta de 0,5% no período.

Os dados são da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a dezembro de 2023, Mato Grosso do Sul obteve uma queda significativa em 2024, considerando que o setor havia encerrado o ano anterior com crescimento acumulado de 4,3%.

Brasil tem queda 0,5% em dezembro, mas fecha 2024 em alta

Em âmbito nacional, o volume de serviços em dezembro de 2024 ficou 15,6% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas ainda 1,9% abaixo do pico da série histórica, registrado em outubro de 2024. Apesar do recuo de 0,5% na passagem de novembro para dezembro, o setor acumulou alta anual de 3,1%, quarto ano consecutivo de crescimento.

No mês de dezembro, três das cinco atividades analisadas apresentaram recuo, com destaque para “outros serviços”, que registraram uma queda de 4,2% – o pior desempenho desde janeiro de 2023, quando o setor caiu 11,2%.

Recorde da série histórica

Rodrigo Lobo, gerente da PMS, ressaltou que o crescimento acumulado entre 2021 e 2024 atingiu 27,4%, um marco inédito desde o início da série histórica, iniciada em 2012.

“Isso dá um acumulado de crescimento entre 2021 e 2024 de 27,4%, mas cada ano traz uma história distinta”, pontua.

Conforme a pesquisa, em 2024, quatro setores apresentaram alta. Entre os destaques estão os serviços de informação e comunicação e serviços profissionais, administrativos e complementares, ambos com avanço de 6,2%.

No primeiro grupo, o crescimento foi puxado por telecomunicações e serviços de TI. Já no segundo, destacou-se o aumento de receita com agenciamento de publicidade digital, atividades jurídicas relacionadas a precatórios e intermediação de negócios por meio de e-commerce.

Por outro lado, os setores de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,7%) e informação e comunicação (-0,7%) registraram recuos, com perdas acumuladas de 3,9% e 0,9%, respectivamente. Já os serviços prestados às famílias apresentaram avanço de 0,8%, acumulando crescimento de 7,8% entre maio e dezembro de 2024. O setor de transportes, após recuar 3,5% em novembro, teve leve alta de 0,1%.

Turismo atinge novo recorde

Turismo em MS (Divulgação Prefeitura de )

O segmento de turismo encerrou 2024 com crescimento de 3,5%, renovando o ápice da série histórica. Em dezembro, o índice de atividades turísticas avançou 2,8% em relação a novembro, posicionando-se 14,6% acima do nível pré-pandemia.

Conforme a PMS, 12 dos 17 locais pesquisados registraram expansão no turismo nacional. teve a maior contribuição positiva (4,1%), seguido por Pará (9,2%), Rio Grande do Sul (2,6%) e Rio de Janeiro (1,4%). Por outro lado, Santa Catarina (-3,8%) liderou as quedas, acompanhada pelo Distrito Federal (-2,0%) e Paraná (-1,0%).

Na comparação anual (dezembro de 2024 vs. dezembro de 2023), o índice de volume de atividades turísticas cresceu 9,5%, marcando o sétimo resultado positivo consecutivo. Destaque para os avanços em São Paulo (11,5%), Rio de Janeiro (9,6%), Bahia (11,3%), Minas Gerais (5,6%) e Paraná (10,9%).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação