Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Pesquisa de intenção de consumo revela interesse dos consumidores
Idaicy Solano -
Consumo para o Dia dos Pais. (Arquivo/Midiamax)

O , celebrado no segundo domingo de agosto, deve movimentar, aproximadamente, R$ 300 milhões no comércio sul-mato-grossense em 2025. A estimativa considera gastos com presentes e comemorações. Os dados são do IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da /MS), em parceria com o Sebrae/MS. 

Apesar do valor expressivo, o número é 19% menor em relação a 2024, reforçando o comportamento mais cauteloso dos consumidores diante do cenário econômico atual. 

Segundo dados da pesquisa, a maioria dos participantes (43%) informaram que não irão presentear em razão de o pai já ter falecido. Em segundo lugar, estão os que não conhecem ou não têm contato com o pai (13%). A falta de dinheiro foi apontada por 7% dos entrevistados.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme explica a economista do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira, a redução no montante previsto para faturamento do comércio este ano está diretamente ligada à diminuição do gasto médio, tanto com presentes quanto com as comemorações. “Mesmo assim, mais pessoas pretendem presentear, o que mostra o valor afetivo da data”, destaca.

A pesquisa ouviu mais de 1,9 mil pessoas, entre os dias 23 de junho e 5 de julho de 2025, nos municípios de , Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, /Ladário e Três Lagoas. A margem de erro é de 5% a 6%, com nível de confiança de 95%.

Confira detalhes da pesquisa

Compras presenciais são preferência da maioria 

A tendência segue sendo ir às compras de maneira presencial — preferência de 65% dos consumidores ouvidos. Além disso, o que mais exercerá influência na experiência do consumidor será o bom atendimento, conforme 46% dos entrevistados. Na sequência, eles valorizam a disponibilidade de produto, citada por 34%. A localização da loja é levada em conta por 26%.

A pesquisa também explorou os fatores que terão maior peso para a experiência de compra on-line, sendo eles: descrições detalhadas do produto (38%), segurança no pagamento (32%) e avaliações de outros clientes (25%).

Roupas lideram intenções de presentes

A pesquisa aponta que, pelo menos, R$ 146 milhões serão injetados no comércio com a compra de presentes, com um gasto médio de R$ 194 por consumidor. A maioria pretende entregar o mimo pessoalmente (96%) e opta por comprar presencialmente em lojas do centro da cidade e dos bairros. 

Entre os itens preferidos, estão roupas (55%), calçados (36%) e perfumes (17%). Conforme os entrevistados, o fator de grande influência na hora da compra será a qualidade do produto oferecido (56%), seguido pela preferência do pai (29%). 

Gastos com comemorações devem girar em torno de R$ 151 milhões

A pesquisa aponta que devem ser gastos R$ 151 milhões em comemorações, com gasto médio de R$ 182. Celebrações envolvendo uma refeição em família lideram o ranking de intenções, com 75% das respostas; na sequência, 15% citaram passeios locais; enquanto 8% devem ir a restaurantes.

Clique aqui e receba notícias de Angélica pelo WhatsApp

Empresários devem apostar em atendimento e variedade

Segundo o Sebrae/MS, a dica para os empresários, baseada nas respostas dos entrevistados, é investir em atendimento de qualidade, variedade de produtos e condições de pagamento atrativas, considerando que 66% dos entrevistados pretendem pagar à vista e buscam benefícios para essa modalidade.

Segundo Paulo Maciel, analista-técnico da instituição, a pesquisa aponta que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra do consumidor, conforme apontado por 56% dos entrevistados. Outros aspectos que chamam atenção do público são os descontos para pagamento à vista (66%), as opções de parcelamento no cartão de crédito (33%) e o bom atendimento (20%).

Paulo destaca que o ideal é buscar proporcionar um atendimento cuidadoso, focado no que a pessoa precisa, e investir em vitrines que chamem atenção. Outra dica é investir em um bom conteúdo nas redes sociais, com fotos dos produtos. 

“Uma jornada de compra confiável pode ampliar o alcance e atrair consumidores além do bairro ou da cidade. Para os pequenos negócios, essa é uma grande oportunidade de faturar e fidelizar clientes, considerando que a maioria das compras ainda é feita presencialmente e tem a preferência de mais de 65% dos consumidores”, destaca. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued