Pular para o conteúdo
Cotidiano

Como fazer: Liberada entrega da declaração de Imposto de Renda pré-preenchida

Entrega da declaração pré-preenchida pode ser feita pelo site Meu Imposto de Renda, no app Receita Federal ou pelo programa de computador
Osvaldo Sato -
Prazo para retificação será aberto já no sábado (31). (Foto: Joedson Alves, Agência Brasil)

Foi aberto nesta terça-feira (1º) o prazo para que contribuintes utilizem a opção de declaração do 2025 na modalidade pré-preenchida. Além da facilidade no preenchimento, pois os dados são disponibilizados automaticamente na declaração, quem optar pela pré-preenchida terá prioridade na restituição.

O prazo para declaração de imposto de renda estava liberado desde o dia 17 de março, porém apenas agora a pré-preenchida foi liberada. Mesmo assim, quem utilizar o formato terá prioridade na restituição, principalmente se optarem por receber o valor via Pix.

Neste modelo de declaração, grande parte dos dados necessários à declaração já estão dispostos e vinculados ao CPF do contribuinte. Isso porque empresas, bancos e outras instituições forneceram os dados de forma antecipada à Receita e, assim, tornou o processo mais ágil e minimizou possíveis erros.

Entretanto, a Receita orienta que ainda que os dados estejam previamente dispostos, é necessário que os contribuintes revisem todos os dados antes de submeter a declaração. Erros podem levar à malha fina e gerar problemas com a .

Para não incorrer em erros, o contribuinte deve conferir: os rendimentos declarados por empresas e bancos; os pagamentos de serviços médicos e educacionais; os valores de bens e investimentos; e outras informações financeiras relevantes.

Como acessar

A declaração pré-preenchida estará disponível nos aplicativos da Receita Federal, na versão online e no programa de computador. Para acessá-la, é necessário possuir uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Para o preenchimento on-line, o contribuinte deve acessar o site ‘Meu Imposto de Renda’ da Receita Federal e acessar com uso da conta gov.br. Depois, deve escolher o ano desejado e clicar em ‘Preencher declaração’ e, em seguida, optar pela opção ‘Pré-Preenchida’.

Pelo aplicativo para celular e tablet, o contribuinte deve baixar e instalar o app Receita federal na loja de aplicativos de seu dispositivo. Depois de instalado, deve acessar também com uso da conta gov.br. A partir disso, os procedimentos devem ser os mesmo listados para o acesso on-line.

Quem optar pelo uso do programa de computador, deve baixar, instalar e abrir o programa. Depois, deve clicar em ‘Entrar com gov.br’; em seguida, clica em aba ‘Nova’ e, depois ‘Iniciar declaração a partir da pré-preenchida’.

Documentos necessários

Para o preenchimento do imposto de renda, seja na modalidade pré-preenchida, seja no formato em branco, é necessário que o contribuinte tenha em mãos alguns documentos essenciais.

São exemplos o CPF do titular e de dependentes; comprovante de endereço; informe de rendimentos (salários, aposentadoria, aluguéis, entre outros); comprovantes de despesas médicas e educacionais; escrituras de imóveis e documentos de veículos; e dados de investimentos e saldos bancários.

Caso algum informe de rendimentos não seja recebido, é possível utilizar as informações da declaração pré-preenchida.

Prioridade na restituição

As restituições do Imposto de Renda serão pagas em cinco lotes, entre 30 de maio e 30 de setembro. Um dos principais critérios para a ordem das restituições será o uso da declaração pré-preenchida, que deve dar prioridade aos contribuintes.

Entretanto, primeiramente, serão priorizados aqueles que possuem amparo legal para tal, tais como: idoso com 80 anos ou mais; idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doença grave; e cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Depois disso, serão priorizados os contribuintes que usarem a pré-preenchida e optarem por restituição via Pix; e por fim, os demais contribuintes, por ordem cronológica de entrega das declarações.

O prazo final para envio da declaração é 31 de maio. Quem tiver imposto a pagar deve quitar a primeira parcela ou cota única até esta data. As demais parcelas vencem no último dia útil de cada mês, até dezembro.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Últimas Notícias

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued