Pular para o conteúdo
Cotidiano

Concen-MS quer isenção total de impostos na conta de energia das famílias de baixa renda

Pedido foi feito ao governador e à Assomasul para isenção de ICMS e da contribuição de iluminação pública
Liana Feitosa -
Conta de energia. (Divulgação – Concen-MS)

O Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS) solicitou a isenção de impostos nas contas de energia elétrica dos consumidores de baixa renda beneficiados pela Medida Provisória nº 1.300/2025. O pedido tem o objetivo de garantir a gratuidade plena da aos consumidores beneficiados pela mudança na TSEE (Tarifa Social de Energia).

Mais de 720 mil cidadãos de Mato Grosso do Sul, o equivalente a 24,8% da população do Estado, podem se beneficiar pelas novas regras da TSEE.

Atualmente, 188.172 famílias do Estado já são beneficiadas com isenção no pagamento da conta de energia, já que têm consumo de até 80 kWh em instalações trifásicas.

O pedido do Concen-MS pede a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de ), tendo sido encaminhado ao Governo do Estado e à Assomasul (Associação dos Municípios de ).

Os beneficiados da TSEE já são isentos da cobrança de PIS e Cofins, conforme legislação federal vigente. Assim, a proposta do Concen-MS busca completar o ciclo de isenções, alcançando também os tributos de competência estadual e municipal.

Importância da isenção

Segundo a presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, a cobrança do ICMS e da Cosip sobre contas cujo consumo é totalmente subsidiado fere o espírito da medida, que busca aliviar a conta de luz para as famílias mais vulneráveis.

“Não terá muito sentido os consumidores serem isentos da conta de energia elétrica, mas continuarem pagando impostos e contribuições vinculadas a esse consumo. Isso comprometeria o objetivo social da gratuidade”, argumenta.

No ofício enviado ao governador de MS, Eduardo Riedel, o Concen-MS solicita a alteração da Lei nº 1.810/1997 para que a base de cálculo do ICMS exclua os valores subvencionados pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) nas unidades da Subclasse Residencial Baixa Renda.

A proposta é que a legislação estadual preveja explicitamente que o imposto não incida sobre o consumo de até 80 kWh/mês desses consumidores.

Já no documento endereçado à Assomasul, o Conselho pede que os municípios promovam as alterações legais necessárias para isentar as famílias de baixa renda da cobrança da Cosip nos casos em que o consumo seja totalmente coberto pela nova Tarifa Social.

Endividamento recorde entre famílias

A iniciativa do Concen-MS ocorre em um momento de agravamento da situação econômica das famílias sul-mato-grossenses. Segundo a última pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio), 78,2% das famílias do Estado relataram possuir dívidas, com comprometimento médio da renda de até 36,9% entre aquelas com rendimento de até três salários mínimos.

A taxa básica de juros (Selic) está em 15% ao ano, o que contribui para o aumento da inadimplência, inclusive em serviços essenciais como energia elétrica.

Para a presidente, a isenção plena, incluindo ICMS e Cosip, permitirá que os recursos economizados pelos consumidores mais vulneráveis sejam redirecionados para outros bens e serviços, movimentando a economia local e gerando novos tributos de forma indireta.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Últimas Notícias

Polícia

Fiscalização policial apreende bebidas irregulares em Ribas do Rio Pardo

Ação conjunta entre Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e Vigilância Sanitária Municipal foi realizada na noite de quarta-feira (15)

Cotidiano

Inscrições para comercialização de produtos no cemitério de Três Lagoas abrem na próxima semana

A comercialização ocorrerá durante o feriado de Finados, em novembro

Mundo

Trump diz que conversa com Putin foi ‘muito produtiva’ e que ambos se encontrarão em Budapeste

Líderes terão reunião "para ver se podemos trazer fim a esta guerra inglória", disse Trump, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio