Pular para o conteúdo
Cotidiano

Consumismo? Psicólogo aponta como ‘morango do amor’ pode gerar ansiedade por compra e frustração

Explosão de popularidade pode fazer as pessoas acreditarem que realmente estão perdendo algo se não entrarem "na onda"
Liana Feitosa -
Morango do amor é o novo viral da internet - (Imagem ilustrativa | Reprodução das Redes Sociais)

Será que o fenômeno culinário chamado “morango do amor” pode esconder perigos que não percebemos à primeira vista? Profissionais do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em , apontam que “febres” como essa, geradas pelo aumento repentino na popularidade de um produto, pode gerar ansiedade e outras consequências mentais.

O psicólogo do Humap, Thiago Ayala, especialista em psicologia da saúde e terapia cognitivo comportamental, explica que, essas imagens e opiniões, de tanto se repetirem, fazem as pessoas acreditarem que realmente estão perdendo algo se não entrarem “na onda”.

“Isso ativa um desejo imediato de estar junto, de fazer parte. Não é só sobre o doce, é sobre não ficar de fora”, pontua o especialista.

“O tal do ‘todo mundo está indo’ parece criar uma pressão invisível, e aí você se pega numa fila quilométrica, gastando mais do que devia, só para provar o que viu nas redes sociais. É uma mistura de curiosidade com medo de ficar por fora da conversa. E nem sempre a gente percebe o quanto isso está nos guiando”, completa o psicólogo.

Consumo da moda e a frustração de não ter

Ayala ainda esclarece que, quando esse tipo de comportamento vira rotina, o de ir em busca de cada novidade, de cada “febre” da internet, outros sentimentos surgem como resposta a esse superestímulo, ou seja, a situação começa a ganhar um peso emocional, desencadeando frustrações.

“A questão não é o produto, mas a velocidade com que desejos são fabricados e descartados, como se fossem atualizações de aplicativo, e isso tudo tem impacto na nossa vida. Faz a gente gastar energia com o que é passageiro, deixa um gosto amargo de insatisfação quando aquilo não é tão incrível quanto parecia, e às vezes até atrapalha a saúde, o bolso, ou as relações”, analisa.

“Controlar esse impulso não é sobre se proibir de curtir as coisas, mas sobre pensar: eu quero isso mesmo, ou só quero sentir que estou por dentro?”, questiona o psicólogo.

Impacto calórico

Além dos impactos na saúde mental, “modas culinárias” como essa podem ainda gerar prejuízos à saúde física. Mesmo contendo fruta, não é aconselhável que o consumo do “morango do amor” seja feito em excesso ou com muita frequência.

A nutricionista do Humap, Laura Oliveira Pael, explica que o morango é uma fruta rica em vitamina C, antioxidantes e fibras, no entanto, o doce com o morango pode ter, em média, 300 calorias por unidade, ou mais, dependendo do tamanho.

“O consumo frequente pode causar picos de glicemia, ganho de peso, aumentar a resistência à insulina e agravar quadros de e levar ao desenvolvimento de diabetes”, alerta a especialista.

“Também pode alterar a permeabilidade intestinal, deixando o corpo suscetível ao desenvolvimento de doenças, como alergias e autoimunes”, completa a nutricionista.

“Além disso, é feito com alimentos ultraprocessados (leite condensado, creme de leite, açúcar refinado) o que vai contra as recomendações do Guia de Alimentação Saudável do Ministério da Saúde e recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, destaca Laura.

Como consumidor com sabedoria

Nas confeitarias, o “morango do amor” já gera a mesma correria que a Páscoa. Mas, para não comprometer a saúde, a especialista sugere o consumo de morango acompanhado de chocolate 70% cacau, creme de ricota ou iogurte natural sem açúcar e adoçante. 

“Se for consumir o morango do amor, o ideal é consumi-lo após as principais refeições, nunca em jejum, para evitar pico de glicemia. O morango isoladamente é uma fruta pouco calórica, de baixo índice glicêmico e um aliado para alimentação adequada”, finaliza a nutricionista.

Veja também:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued