As feiras livres representam sucesso garantido em todos os bairros de Campo Grande. Nas Moreninhas, não é diferente — a feira local existe há décadas e movimenta o domingo das famílias e comerciantes da região. Com seis quadras de extensão, é uma das maiores da capital e oferece opções variadas, que vão de verduras a brinquedos infantis.
Débora Pereira Borges, de 48 anos, e Gerônimo Borges, de 51 anos, participam da feira há dois anos. Eles trabalham com uma grande variedade de produtos, mas o forte fica por conta dos temperos. “Temos mais de 100 variedades. Alguns a gente compra e fraciona, mas a maioria, ele [Gerônimo] faz”, explica Débora.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O casal mora no bairro Jardim Colibri I e viu nas Moreninhas uma oportunidade boa para empreender. “Não só para a gente como para todo mundo, né? Para todos os feirantes. Aqui é uma feira muito boa”, conclui.
Outro feirante fiel aos domingos é Valdir Pereira Matos, de 51 anos. Ele participa da feira há três anos, onde comercializa os produtos orgânicos produzidos na aldeia onde vive. “Nós trazemos alimentos orgânicos: pequi, mel, abobrinha, quiabo, milho e pimenta. Todos naturais”, conta.



‘Lemonese’ é o segredo do sucesso para barraca de salgados
Se você já foi à Feira das Moreninhas, mas ainda não passou na ‘Barraca da Su’, então não aproveitou tudo que ela tem a oferecer. Localizada na esquina com a Rua Oricuri, alimenta a população local há 18 anos, como explica um dos proprietários, Marco Ramos, de 28 anos. “A feira para gente é o melhor dia da semana, a gente que trabalha aqui conhece muita gente, faz de tudo há muitos anos”.
A família comercializa salgados variados — desde o tradicional pastel até a sopa paraguaia. Mas o verdadeiro diferencial está no molho verde especial, chamado de ‘lemonese’, com um toque agridoce que faz toda diferença na experiência. “O vinagrete e a lemonese são o carro-chefe daqui. Faz alguns anos que a gente faz e tem muitas pessoas que vêm aqui na feira só para prestigiar a lemonese”, conta Marco.



Moreninhas se firma como polo econômico e cultural da capital
A Feira das Moreninhas é uma das mais tradicionais de Campo Grande, e carrega uma grande importância econômica para a região. Entre as ruas movimentadas, muitas histórias de quem viu o bairro crescer e se tornar autossuficiente. A Moreninha não é apenas um bairro — é um exemplo de superação de uma região antes descriminada, que hoje se transformou em uma potência econômica de Campo Grande.
Fala Povo: Midiamax nos Bairros
O Jornal Midiamax destaca nesta semana o desenvolvimento da região das Moreninhas. O projeto faz parte do Fala Povo: Midiamax nos Bairros, onde diversas histórias serão contadas, incluindo curiosidades, pontos gastronômicos, segurança e tudo o que envolve o cotidiano da população local.
Essa série de reportagens fará parte da edição ao vivo do programa, que vai ao ar no próximo sábado, dia 11, diretamente do Morena Atacadista, localizado na Rua Fraiburgo, 1269.
(Revisão: Bianca Iglesias)