Pular para o conteúdo
Cotidiano

CRAS terá trailer especial para resgate de animais vítimas de incêndios no Pantanal

Veículo foi entregue aos gestores do centro de reabilitação silvestre nesta sexta-feira (17)
Idaicy Solano -
Trailer é equipado com tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, curativos, maca e equipamentos de imobilização (Foto: Divulgação, Governo de MS)

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal), receberam um trailer equipado para fazer resgates emergenciais, principalmente em situações de risco extremo, como incêndios e catástrofes. O novo automóvel conta com tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, curativos, maca e equipamentos de imobilização.

Chamado de SamuVet, o trailer permite que o animal seja atendido no local e posteriormente devolvido ao seu habitat, ou então estabilizado para suportar o transporte até a unidade de tratamento intensivo em , o Hospital Veterinário Ayty.

O automóvel foi adquirido pelo com recursos de R$ 400 mil provenientes de compensação ambiental repassados pela Empresa Vetorial, de . O trailer ficará à disposição das equipes do Gretap e do CRAS para atendimento no Pantanal, que concentra a maior população de fauna do Estado.

Conforme explica a veterinária gestora do Hospital Ayty e coordenadora do CRAS, Aline Duarte, quando o animal recebe atendimento no local, logo após o ferimento, a chance de sobrevivência é maior. Portanto, o SamuVet será essencial neste sentido. “O período e as circunstâncias de um transporte longo até Campo Grande estressa muito o animal, o que compromete seu restabelecimento”.

Em 2025, o hospital já recebeu, entre janeiro a setembro, um total de 1.676 animais. Destes, 300 continuam em reabilitação e aproximadamente 800 foram devolvidos à natureza.

A cerimônia de entrega do SamuVet ocorreu nesta sexta-feira (16), na Capital. A iniciativa foi elogiada pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. “ é um estado especial, temos aqui o Cerrado, Mata Atlântica e o Pantanal. O Ibama não está sozinho, temos parcerias importantes com o Imasul, com o Governo do Estado”.

Agostinho também destacou a complexidade da biodiversidade, que exige “resposta rápida” dos órgãos de proteção e controle ambiental, e lembrou o intenso trabalho de combate aos incêndios florestais desenvolvidos nos anos anteriores na região pantaneira.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Últimas Notícias

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA