Pular para o conteúdo
Cotidiano

Crianças se mantêm em níveis elevados de vírus sincicial respiratório, segundo InfoGripe

Dados constam no boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (7), referente à semana epidemiológica 31, que compreende o período de 27 de julho a 2 de agosto
Aline Machado -
Casos em crianças ocorrem na maioria dos estados brasileiros. (Foto: Freepik)

Dados do boletim epidemiológico InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta quinta-feira (7), apontam que as crianças se mantêm em níveis elevados de VSR (vírus sincicial respiratório).

Conforme os registros, a situação ocorre na maioria dos estados brasileiros. A análise é referente à semana epidemiológica 31, que compreende o período de 27 de julho a 2 de agosto de 2025.

O boletim também destaca que, na população idosa, os casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) se mantêm em níveis de moderado a alto, em diversos estados do Centro-Sul, além de alguns estados do Norte e do Nordeste.

Pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portela reforça a importância da vacinação. “Como em alguns estados os casos de SRAG por influenza A continuam altos, também é importante estar em dia com a vacina contra a “, observa.

Segundo o boletim, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 13,9% de influenza A; 1,5% de influenza B; 44,7% de VSR; 34,6% de rinovírus; e 5,6% de Sars-CoV-2 (covid-19).

Análise dos óbitos mostra que a presença destes mesmos vírus entre os positivos, e no mesmo recorte temporal, foi de 51,6% de influenza A; 2% de influenza B; 18,4% de VSR; 18% de rinovírus; e 8,1% de Sars-CoV-2 (covid-19).

está entre os 16 estados que apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, no entanto, sem sinal de crescimento na tendência.

Os demais estados são: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pará, , , Rondônia, Santa Catarina e Sergipe; com exceção do Amapá, Ceará, Espírito Santo, Ceará, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.

Os dados também revelam que, ao longo deste ano, foram notificados 150.615 casos de SRAG, sendo 80.577 (53,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório; 51.291 (34,1%) negativos; e ao menos 8.853 (5,9%) que esperam resultado laboratorial.

Além disso, também existem 25,7% de casos registrados de influenza A; 1,1% de influenza B; 46% de VSR; 23,6% de rinovírus; e 7% de Sars-CoV-2 (covid-19).

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians