Pular para o conteúdo
Cotidiano

Da versão física ao meme: Carteira de Trabalho se reinventa no celular e nas redes

Carteira de trabalho ganhou nova vida com funções digitais e protagonismo na internet, onde virou símbolo de humor sobre o mercado de trabalho
Guilherme Cavalcante -
Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho. (Arquivo, Midiamax)

“Se a Gaga jogar uma carteira de trabalho do alto da suíte master do Copacabana Palace, todo mundo sai correndo”. O meme, postado no Instagram, relaciona fãs de Lady Gaga acampados no à desocupação. E dá a entender, também, que a juventude – público majoritário da cantora – não gosta de trabalhar.

A piada é só mais uma entre as milhares que transformaram a antiga Carteira de Trabalho em protagonista de memes nas redes sociais, digamos assim. Se antes o documento era sinônimo de burocracia e papel amassado, hoje ele vive em dois mundos.

Primeiramente, no celular. Isso porque, mesmo entre a crítica velada e o humor escrachado, o documento — agora digital — se reinventa como ferramenta de inclusão, acesso e cidadania. Afinal, para milhões de brasileiros, o que antes era papel carimbado agora é sinal de futuro.

Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp

Segundo, na internet, como símbolo desta relação nem sempre pacífica entre a juventude e o trabalho. Nas redes sociais, a CTPS virou um símbolo ambíguo. De um lado, memes que ironizam quem foge do trabalho. De outro, jovens que conquistam seu primeiro emprego e comemoram o “print da carteira assinada” como um troféu moderno.

Mas será mesmo que os jovens têm aversão ao emprego formal, como sugerem as piadas envolvendo a Carteira de Trabalho? Os dados estatísticos indicam o contrário.

Jovens mais ocupados e formalizados

A imagem dos “nem-nem” — pessoas que não estudam nem trabalham — ainda é associada à juventude, pessoas entre 14 e 29 anos, de forma geral. Talvez porque, há alguns anos, a baixa perspectiva por emprego afetou de verdade esse grupo. No entanto, a realidade tem mudado. Em , por exemplo, o número de jovens nessa condição caiu de 101 mil em 2022 para 96 mil em 2023, segundo estudo do IBGE divulgado em março do ano passado.

No Brasil, levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego com base na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado nesta semana, mostra que 14,5 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estavam ocupados no último trimestre de 2024. Antes da pandemia, eram 14,2 milhões.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A taxa de entre eles também caiu significativamente: de 25,2% para 14,3% desde 2019 até o momento. A informalidade nessa faixa etária reduziu de 48% para 44%. E o mais surpreendente: 53% dos jovens empregados têm Carteira de Trabalho assinada.

Em Mato Grosso do Sul, o cenário também é positivo. O Estado tem mais de 60% da população em idade ativa ocupada, o que o coloca entre os cinco melhores índices do país, segundo dados do IBGE referentes ao quarto trimestre de 2024.

Muito além do papel: a nova Carteira de Trabalho

Por trás da sigla CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), agora existe um sistema digital robusto. Desde 2019, o formato físico deixou de ser emitido em grande escala, dando lugar ao aplicativo oficial, que centraliza informações profissionais e permite consulta rápida de vínculos, contratos e direitos.

As anotações à caneta foram substituídas pelo eSocial — sistema unificado que reúne dados trabalhistas, previdenciários e fiscais. O novo modelo reduziu burocracias, eliminou a necessidade de guardar o documento físico na empresa e ainda garantiu praticidade para o trabalhador, que agora pode comprovar sua experiência com alguns cliques.

vagas
Carteira de Trabalho Digital (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mais recentemente, a CTPS digital passou a oferecer uma funcionalidade nova: a possibilidade de solicitar empréstimos consignados com juros baixos, usando o FGTS como garantia.

Como obter a CTPS?

A obtenção da Carteira de Trabalho digital é simples, mas requer CPF, comprovante de residência com CEP, comprovante de estado civil, e uma conta autenticada na plataforma Gov.Br, do . É preciso fazer download do aplicativo para celular (disponível para IOS e Android) ou a versão web, utilizada em computadores tradicionais. Clique AQUI para seguir o passo a passo.

Mas… E a versão física?

Apesar de rara, a carteira de trabalho em papel ainda tem emissão em casos específicos, como para pessoas sem acesso à internet ou que vivem em áreas isoladas, como ribeirinhos, trabalhadores rurais, quilombolas e comunidades tradicionais em geral. Quem tem a sua guardada em casa, melhor cuidar bem. Afinal, digitalizado, o documento pode ter status de colecionável em algumas décadas. Será?

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Últimas Notícias

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued