Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dor de cabeça com vizinho? Saiba como denunciá-lo por importunação

Advogado explica como denunciar episódios de importunação entre vizinhos
Jennifer Ribeiro -
Lixo descartado em rua (Reprodução, Leitor Midiamax)

Moradores do bairro Vila Piratininga, em , denunciam um vizinho, de 56 anos, por importunação e ameaça. Conforme uma moradora, o homem constantemente descarta entulhos na rua, ameaça outros moradores e, na noite de quarta-feira (8), tentou atear fogo na casa de um idoso. À reportagem, vizinhos disseram que o homem afirma ter esquizofrenia.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Apesar do caso ser delicado e somar diversos episódios graves que precisam ser investigados, também traz luz a uma situação comum entre moradores campo-grandenses: indisposição e brigas entre vizinhos, seja por som alto ou acúmulo de lixo, por exemplo.

Então, o que fazer nestes casos? Como denunciar? A quem recorrer? Para esclarecer estes pontos, conversamos com o Marcus Vinícius de Jesus Silva Lopes, especialista em Direito Civil.

Procedimentos

Conforme o especialista, existem três medidas possíveis para casos como este. O primeiro é registrar o boletim de ocorrência.

“Toda vez que houver alguma importunação, ameaça ou dano ao patrimônio, como neste caso, em que o morador pichou o portão, a primeira coisa a se fazer é registrar o boletim de ocorrência. Tem diversos tipos penais que podem ser aplicados nestes casos. Então o correto seria que cada morador fizesse um boletim toda vez que isso acontecesse”, explica.

A segunda medida possível, conforme Marcus, é o morador entrar com uma ação cível. Dependendo da complexidade e do que for produzido de prova, o denunciante pode até dar entrada no Juizado Especial Central, solicitando uma ação típica de de perdas e danos morais.

“Nessa situação, os moradores poderiam cobrar qualquer dano que o vizinho tenha feito às casas. Essa perturbação de sossego pode configurar dano moral”, explica.

No entanto, o advogado ressalta que para ter direito a essa medida, é fundamental produzir provas fortes, como vídeos, fotos e áudios. “Quanto mais conteúdo probatório, quanto mais conteúdo de prova você tiver, melhor. Assim, o juiz pode condenar a pessoa à indenização”, pontua.

Solicitação ao Ministério Público

A última opção relaciona-se ao fato do morador alegar diagnóstico de esquizofrenia. Conforme o advogado, quando os vizinhos têm conhecimento de laudo médico que aponta qualquer transtorno mental do morador que causou um dano a residência alheia, a orientação é procurar o Ministério Público.

“O Ministério Público pode entrar com interdição ou internação. Cada caso é um caso. Mas eles vão garantir que essa pessoa seja tratada e faça uso dos remédios adequadamente. O MP tem legitimidade para fazer esse tipo de ação que força a pessoa a uma internação compulsória ou algo do tipo”, pontua.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber se a Semadur já foi acionada sobre os frequentes descartes de lixou, ou se equipe da SAS foi solicitada para averiguar as necessidades do morador.

Sobre o lixo, a Prefeitura respondeu em nota que o morador precisa ser flagrado no momento do ato. Neste caso, a orientação é que os moradores entrem em contato com a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153.

Quando acionada, a Guarda conduzirá o caso à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde as providências poderão ser tomadas. Sobre a possível intervenção da SAS, não houve apontamento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Prova objetiva para seleção de professores temporários da Reme acontece neste domingo

Cariúcha termina namoro de dois meses com Alexis Couto; saiba o motivo

louvre

Museu do Louvre fecha após invasão e roubo de joias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

OCA Ambiental teve o contrato para coleta de lixo com Batayporã prorrogado por mais 12 meses (Divulgação)

Com novo aditivo, contrato de coleta de lixo em Batayporã supera os R$ 2,7 milhões

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Jovem passou por audiência de custódia no sábado (18)

Cotidiano

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Falar sobre diagnóstico passou a ser visto como ato de coragem e de conscientização, movimento que também ganhou força nas redes sociais

Polícia

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Shopping precisou ser interditado após a chegada da PM por volta das 5 horas da manhã

MidiaMAIS

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

UCI Day Terror disponibilizará 10 filmes clássicos de terror para amantes do gênero