A época de vazante do Rio Paraguai, período em que o nível do rio desce gradualmente, atrai diversas famílias e turistas devido ao surgimento de praias e bancos de areia. O cenário se torna propício ao lazer, com banhos e passeios de embarcação. Porém, esse também é o momento de redobrar os cuidados com os riscos oferecidos pelos desníveis e correntezas inesperadas.
A Defesa Civil de Corumbá e o 3º Grupamento de Bombeiros Militar emitiram um alerta para a falsa sensação de segurança nas ‘praias’ formadas pelo recuo da água. Acidentes e afogamentos são riscos típicos do período de vazante e requerem atenção, em especial para as crianças.
As recomendações de segurança incluem ficar próximo a locais monitorados por salva-vidas; evitar entrar na água sozinho; evitar áreas com vegetação aquática ou pedras escorregadias e se atentar às embarcações, mantendo uma distância segura das áreas destinadas ao banho.
Se atente aos perigos
- Trechos de areia que parecem rasos, mas escondem buracos;
- Correntezas repentinas, mesmo nas áreas rasas;
- Desníveis inesperados;
- Proximidade entre banhistas e área de tráfego de embarcações;
Cuidado com as crianças
As autoridades reforçam que mesmo crianças que sabem nadar não devem entrar na água sozinhas e que os pais as orientem a não mergulhar em áreas desconhecidas. Também é importante utilizar colete salva-vidas e que os responsáveis evitem consumir bebidas alcoólicas, para manter a atenção.
A Defesa Civil destaca, ainda que o Rio Paraguai pode apresentar comportamentos imprevisíveis. Afogamentos são possíveis mesmo em áreas aparentemente calmas. “Afogamentos são silenciosos e acontecem em segundos. A prevenção é sempre o melhor caminho para proteger vidas”, ressalta o comunicado.
Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.