Pular para o conteúdo
Cotidiano

Passageiro com deficiência visual vai à Justiça após Consórcio Guaicurus negar passe livre

Empresas de ônibus entraram com recurso para não darem o passe ao homem
Gabriel Maymone -
Ilustrativa – Consórcio Guaicurus. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Homem de 44 anos procurou a para conseguir na Justiça o ao passe livre no transporte público de . Isso porque, mesmo com laudos médicos e amparado por legislações federais e municipais, o negou o cartão de gratuidade.

Então, procurou na Justiça para garantir o direito ao passe livre. “Assim, em vista da negativa extrajudicial por parte do ente público e seu preposto em conceder o passe livre municipal ao requerente, não restou outra alternativa se não a propositura da presente ação”, diz a defensoria na inicial.

Por fim, a Defensoria pede que, caso o Consórcio Guaicurus se negue a fornecer o passe, que seja aplicada multa diária no valor de R$ 500 e que arque com os custos de transporte gastos pelo homem a partir da propositura da ação.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No processo, tanto município quanto o Consórcio alegaram que o grau de deficiência visual do homem não se enquadra no decreto municipal para obter a gratuidade.

Vale ressaltar que o homem possui carteirinha de gratuidade para transporte intermunicipal emitido pelo governo do Estado e também a carteirinha de passe livre no âmbito nacional.

Assim, em maio de 2024 sentença determinou que o Consórcio Guaicurus forneça o cartão de gratuidade ao passageiro.

No entanto, o Consórcio Guaicurus apresentou recurso para não ter de arcar com o passe do homem com deficiência visual.

Enquanto o recurso aguarda decisão judicial, o homem continua sem ter o acesso à gratuidade para andar de ônibus em Campo Grande.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

‘Brabas’ vencem Cali nos pênaltis e Corinthians leva o hexa da Libertadores

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Notícias mais lidas agora

Supercopa de Vôlei 2025: onde assistir ao jogo feminino do Osasco e Sesi Bauru

Público começa a chegar ao Guanandizão para final feminina da Supercopa de Vôlei

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

bebida feirona

Feira Central se pronuncia sobre bebidas artesanais apreendidas após denúncias

Últimas Notícias

Esportes

Ex-jogadora de vôlei, Barbie do Pantanal vai à Supercopa com seu Ken: ‘adoraria estar jogando’

"Quando eu era adolescente eu jogava, participei de campeonatos estaduais aqui em Mato Grosso do Sul. Gosto muito do esporte", contou Anelise

Esportes

Supercopa de Vôlei Feminino abre com conscientização sobre câncer de mama no Guanandizão

As equipes entraram em quadra com faixas alusivas à campanha Outubro Rosa

Esportes

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Representantes do esporte destacam que Supercopa no Guanandizão é a oportunidade de ver grandes nomes internacionais do Vôlei

Mundo

Protestos contra Trump levam multidão às ruas nos EUA

Muitos dos manifestantes carregavam faixas e cartazes, alguns com os dizerem "No Kings"