Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dermatite atópica: entenda o que é a doença que passa a ter tratamento integral no SUS

A condição acomete principalmente as crianças e está frequentemente associada a outras doenças alérgicas, como rinite e asma
Gustavo Henn -
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

A dermatite atópica é uma doença crônica, relacionada à baixa hidratação da pele, causando inflamações que podem levar ao aparecimento de lesões, coceira e desconforto.

No dia último dia 27 de maio, o , por meio do Ministério da Saúde, publicou portarias no DOU (Diário Oficial da União) para que o SUS (Sistema Único de Saúde) passe a oferecer o tratamento integral da doença. Na prática, quem possui a condição poderá receber mais três medicamentos, sendo duas pomadas para a pele e um remédio oral.

Como alguém contrai a doença?

A dermatite atópica ainda não tem sua causa totalmente esclarecida, mas é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da doença.

A médica dermatologista Dra. Arroyo, em entrevista ao Jornal Midiamax, também afirma que a condição está frequentemente relacionada a outras doenças alérgicas, como a rinite e a asma.

Ainda, ela explica que a dermatite atópica costuma se manifestar principalmente na infância, mas pode permanecer até a vida adulta, já que é uma doença crônica.

Quais são os sintomas da dermatite atópica?

O principal sintoma da doença é a pele seca, que causa lesões chamadas de eczemas, além de coceiras e irritações na pele. Os locais mais comuns são os braços e a parte de trás dos joelhos, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

A especialista diz que isso ocorre devido à diminuição de filagrina, substância capaz de manter a pele hidratada. Esse seria, a propósito, o sintoma é mais comum nas crianças.

“Durante a infância, ela tende a apresentar uma pele mais seca, com áreas de eczema, uma área de pele mais ressecada, com crosta, que tem bastante coceira e causa certos desconfortos. A dermatite atópica é uma doença crônica, mas ela tende a ter uma melhora principalmente na vida adulta”, explica Carolina.

Como funciona o tratamento?

O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença em cada pessoa acometida. Segundo a dermatologista, é fundamental que o SUS passe a oferecer tanto o tratamento de prevenção, que consiste na hidratação da pele, quanto o tratamento das crises nas fases agudas da doença.

“Em casos leves, pode ser feito só o tratamento local. Casos mais graves requerem tratamentos mais sistêmicos, com medicações como imunobiológicos. Por isso, é importante ter essa avaliação adequada e instituir o tratamento mais indicado para que esse paciente tenha um controle da doença e evite o aparecimento de outras doenças oportunistas.”

Na medida oficializada pelo governo, são duas pomadas para a pele (tacrolimo e furoato de mometasona) e um medicamento oral (metotrexato) que serão disponibilizados para os cuidados com a condição.

As pomadas, inclusive, são uma alternativa aos pacientes que não podem utilizar corticoides, geralmente recomendados em casos mais agudos da doença.

Carolina ainda atenta para a possibilidade de outras doenças associadas à dermatite que podem se desenvolver. “É muito comum o aparecimento de doenças oportunistas bacterianas. Por isso, o paciente não pode deixar a doença se perpetuar e deve fazer o tratamento precocemente para evitar que essas áreas se ampliem”, completa.

O que muda em Campo Grande?

Apesar de a medida já estar ativa, os acometidos pela doença podem ter de esperar algum tempo para receber o tratamento integral em . A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a Comissão de Farmacoterapêutica Municipal analisará a nova diretriz para incorporar o furoato de mometasona no SUS.

Já o Ministério da Saúde estabelece o prazo de 180 dias para os municípios efetivarem a oferta deste medicamento na rede pública de saúde.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sobe para 17 número de mortos por acidente com ônibus em Pernambuco

tempo fpm

FPM de outubro começa com queda de 2% e soma R$ 86 milhões para municípios de MS

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

VÍDEO: Tempestade destrói casas e há chance de ventos de até 100km/h em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Fronteira entre Corumbá e Bolívia segue fechada para votação presidencial

Últimas Notícias

Cotidiano

Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida anima setor, mas critérios para financiamento impactam demanda em MS

Até a 1ª semana de outubro, 213 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 4 foram financiados em MS

Política

Comissão do Senado vota texto substituto de Tereza Cristina sobre terras na fronteira

Projeto deve ser apreciado na CRA na terça-feira (21)

Brasil

Incêndio em apartamento mata jovem de 26 anos e fere outras duas pessoas em São Paulo

Moradora identificada como Tiffany Mariana Ferreira Branco inalou muita fumaça durante o incêndio

Famosos

Vai terminar? Belo se pronuncia após polêmicas de Rayane em A Fazenda 17: ‘Maluco’

Belo botou a boca no trombone após Rayane Figliuzzi protagonizar polêmicas em A Fazenda 17