Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C
Vinicios Araujo -
Prevenção segue sendo aliada para manutenção dos indicadores positivos no enfrentamento das infecções. Foto: Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A data marca uma importante mobilização nacional e internacional para ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento e prevenção dessas infecções silenciosas que comprometem o fígado e podem evoluir para casos graves, como cirrose e câncer hepático.

No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Há ainda os vírus D, mais frequente na região Norte, e E, com baixa circulação no país. Segundo o Ministério da , essas infecções causam aproximadamente 1,4 milhão de mortes por ano no mundo, por complicações como infecção aguda, cirrose e câncer de fígado. A hepatite C, por exemplo, tem taxa de mortalidade comparável ao HIV e à tuberculose.

Em , os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais apontam avanços significativos. Entre 2014 e 2024, houve redução de 67% nos óbitos por hepatite B (de 31 para 10) e de 72% nos óbitos por hepatite C (de 11 para 3).

Apesar da melhora, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de ampliar a testagem e o início precoce do tratamento, especialmente nos casos de hepatite B.

Tipos de hepatite viral

Hepatite A
Transmitida por água e alimentos contaminados, a hepatite A costuma ter evolução benigna e curta duração. A letalidade aumenta com a idade. A principal forma de prevenção é a vacinação, oferecida em dose única aos 15 meses de idade. Em grupos com condições clínicas especiais, o esquema é de duas doses.

Hepatite B
Classificada como uma infecção crônica de relevância em saúde pública, é causada pelo vírus HBV e transmitida por sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho. Muitas vezes silenciosa, pode evoluir para insuficiência hepática, cirrose e câncer.

A prevenção é feita com vacina, disponível em quatro doses para crianças e três para adultos não vacinados, e com medidas como uso de preservativos e não compartilhamento de objetos cortantes. O tratamento inclui medicamentos como tenofovir, entecavir, alfapeginterferona e TAF.

Hepatite C
Causada pelo vírus HCV, é transmitida principalmente por contato com sangue contaminado. A forma crônica é a mais comum e pode evoluir por décadas sem sintomas. O tratamento é feito com antivirais de ação direta (DAA), que têm taxa de cura superior a 95%.

Hepatite D (Delta)
O vírus HDV depende da presença do HBV para infectar o organismo. A infecção pode ocorrer simultaneamente (coinfecção) ou em indivíduos com hepatite B crônica (superinfecção). A vacinação contra hepatite B também protege contra a hepatite D.

Hepatite E
Transmitida por via fecal-oral, é mais comum em regiões da Ásia e África. No Brasil, os casos são esporádicos. A infecção geralmente é autolimitada, mas pode evoluir para hepatite fulminante em casos raros.

Panorama da testagem e tratamento

De forma inédita, o Ministério da Saúde lançou uma plataforma que permite acompanhar, por estado e município, quantas pessoas foram diagnosticadas com hepatites B e C, quantas iniciaram tratamento e o tempo médio de cuidado.

Inspirado na estratégia de enfrentamento ao HIV, o sistema permite busca ativa e acompanhamento da adesão.

Em 2024, 115,3 mil pessoas receberam indicação para tratamento contra a hepatite B no país. Destas, 58,8 mil iniciaram e 14,8 mil interromperam o acompanhamento.

Em Mato Grosso do Sul, 1.188 pessoas foram indicadas ao tratamento, com 430 iniciando o processo. Já em relação à hepatite C, das 12,5 mil pessoas indicadas, 9,1 mil iniciaram o cuidado. Em MS, 130 pessoas tiveram indicação e 96 receberam tratamento.

A meta do Ministério da Saúde é dobrar o número de pessoas em tratamento para hepatite B até alcançar 80% de cobertura, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Campanha “Um teste pode mudar tudo”

Durante o Julho Amarelo, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Um teste pode mudar tudo”, incentivando a testagem gratuita, disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

O exame pode ser feito por meio de testes rápidos ou laboratoriais, conforme a indicação clínica. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 20 anos façam o teste ao menos uma vez na vida.

“A hepatite B ainda não tem cura, mas pode ser controlada com a vacina, que é segura, eficaz e ofertada gratuitamente pelo SUS. As vacinas no Brasil são certificadas pela Anvisa e têm eficácia comprovada por estudos”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.

Queda expressiva entre crianças

Desde a introdução da vacina contra hepatite A no SUS, em 2014, os casos vêm diminuindo de forma expressiva. Entre menores de 5 anos, a queda foi de 97,3% entre 2013 e 2023. Na faixa dos 5 aos 9 anos, a redução foi de 99,1%. Considerando todas as idades, o país registrou 6.261 casos em 2013 e apenas 437 em 2021.

Também foi lançado o Guia de Eliminação das Hepatites Virais, com orientações técnicas a estados e municípios. A iniciativa prevê a concessão de selos Ouro, Prata e Bronze conforme o cumprimento de metas. Dezoito municípios brasileiros já foram certificados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued