Nesta segunda-feira (29), comemora-se o Dia Mundial do Coração em todo o Brasil. A data chama a atenção para a importância de conscientizar e incentivar a população a criar novos hábitos. Entre eles, consumir alimentos saudáveis, praticar atividades físicas, não fumar e controlar os níveis de colesterol.
O mês de setembro foi escolhido para conscientização sobre os cuidados com a saúde do coração e prevenção das doenças cardiovasculares – por serem as que mais matam no mundo.
Em Campo Grande, como forma de conscientizar os moradores, a SBC-MS (Sociedade Brasileira de Cardiologia em Mato Grosso do Sul) realiza, neste sábado (27), uma ação gratuita em alusão à data.
A programação é gratuita, e conta com caminhada e corrida. Além de serviços de prevenção e orientação, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, demonstração de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), distribuição de folhetos educativos, orientação médica e nutricional.
O evento acontecerá no Parque das Nações Indígenas, das 8h às 11h, na entrada Guató, localizada entre a Avenida Afonso Pena com a Rua Ivan Fernandes Pereira. As atividades serão abertas para todos os públicos.
Doença mais mortal em MS
Conforme um levantamento realizado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), infarto agudo do miocárdio – conhecido como ataque cardíaco – foi a doença que mais matou em Mato Grosso do Sul durante 2024.
De janeiro a dezembro do ano passado, cerca de 1.630 pessoas morreram em decorrência do problema no coração. Os dados da SES indicam que o mês de maior letalidade da doença foi agosto, com 175 mortes. No entanto, com 69 casos, dezembro é o período com o menor índice de mortes.
Já a insuficiência cardíaca é a sexta doença que mais matou sul-mato-grossenses no ano anterior, com 425 casos.
A condição acontece quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficiente para atender às necessidades do corpo. Isso pode causar sintomas como cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas e dificuldade para realizar atividades do dia a dia.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)