Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dor e saudade marcam missa de 7º dia de Sophie no Santuário Perpétuo Socorro

Menina foi liberada por hospital, teve quadro de saúde agravado e morreu no dia 29 de maio
Aline Machado, Layane Costa -
A missa do 7º dia foi marcada pela saudade (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Dor e saudade. Esses são os sentimentos que marcam a missa de 7º dia de Sophie Emanuelle Viana, de cinco anos. Com a presença de familiares e amigos, a cerimônia em memória da criança, começou às 19 horas desta quinta-feira (5), no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em .

Bastante abalada, a mãe de Sophie, Maria Aparecida Viana Pio, conversou com a reportagem. Com a voz embargada, ela falou sobre a tristeza que sente pela morte da filha.

“É uma falta que não tem nem como expressar. Ela era a alegria, a caçulinha da família e, ao mesmo tempo, era o terror da família porque ela era muito alegre, feliz. Irradiava luz para todo mundo”, afirma.

Mãe de Sophie, Maria Aparecida Viana (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Família pede por justiça

Revoltada, a família, que ainda espera uma resposta da Santa Casa, hospital onde Sophie morreu, pede por justiça.

“A gente não vai calar diante desse caso, porque é um caso de omissão e de negligência. Queremos uma resposta da Santa Casa, seja do diretor técnico, de alguma representação que possa justificar. Embora, não justifica porque uma vez que a vida se vai, não se volta mais. Só ficam as lembranças, as dores e a saudade e é isso que restou para nós. Estamos destruídos”, frisa.

“Foi um erro irreparável e queremos justiça. Campo Grande não vai se calar. Esse é um caso entre muitos que já aconteceram e poderão acontecer. Que outras Sophie não sejam vítimas desses sistema desumano”, protesta.

Vailza Costa Viana, tia de Sophie, acompanhou de perto os últimos dias da sobrinha e diz que a família não recebeu apoio do hospital. “Não tivemos nenhum amparo e nenhum contato da Santa Casa, como eles estão alegando. Eu fui até a Santa Casa cobrar explicações e o que foi dito é que eles estão consternados”, relata.

Tias de Sophie, Vailza Costa e Maria Leonice (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Relembre o caso

Sophie morreu na última quinta-feira (29). Na certidão de óbito a explicação é uma “hemorragia subaracnoide, que significa uma hemorragia cerebral, como também de fratura parietal direita, e de um acúmulo de sangue entre as camadas externas das meninges e do cérebro”.

Por trás da especificação na certidão de óbito, está uma história trágica. No último dia 25 a menina brincava em casa, no Aeroporto, quando foi atingida pelo portão.

A família logo buscou socorro em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Pelo histórico de cardiopatia, a criança foi encaminhada para a Santa Casa, onde passou por raio-x e observação até ser liberada.

Na manhã do dia 26, o ferimento na cabeça de Sophie começou a sangrar e seu olho passou a ficar inchado. Ela teve febre alta e vômito. Preocupados com a possibilidade de convulsão, a família retornou com a criança para a Santa Casa. No dia 27, Sophie já não conseguia enxergar por conta do inchaço nos olhos e o quadro ficou ainda mais grave.

A família relata que no dia 28 o sangramento na cabeça passou a ficar mais intenso. No período da tarde, o pescoço da menina já estava todo inchado e ela não conseguia mais falar, momento em que uma médica orientou a levar a criança, com urgência, para ala de emergência.

“Por volta das 18h40 foi que Sophie subiu para ala de emergência e pouco tempo depois o médico avisou que ela teve uma parada cardíaca, mas conseguiram reanimar. O problema é que seu quadro já era grave neste momento e o coração funcionava por conta da medicação”, contou a mãe.

Shopie chegou a ir para cirurgia, mas não resistiu a uma segunda parada cardíaca e morreu, por volta das 21 horas do dia 29 de maio.

O caso é investigado. A Polícia Civil, através da DEPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), deve vistoriar o protão que caiu e atingiu Sophie.

Retrato de Shopie (Foto: Madu Livramento/ Jornal Midiamax)

Protesto

Na tarde desta quinta-feira (5), a família protestou na Câmara de Campo Grande. Os vereadores aprovaram requerimento que pede informações sobre a morte da criança para a Santa Casa — hospital que liberou a pequena após acidente.

O requerimento, assinado por Rafael Tavares (PL) e que solicita um relatório médico completo da paciente, referentes aos atendimentos realizados entre os dias 25 e 29 de maio de 2025, foi aprovado por unanimidade.

A dos profissionais médicos e de que estiveram de plantão no mesmo período, protocolos de atendimento e providências adotadas também são solicitados no requerimento.

Familiares utilizaram camisetas pedindo por justiça (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Desassistência era anunciada

No dia 24 de março de 2025, a Santa Casa de Campo Grande emitiu uma nota à imprensa relatando superlotação do pronto-socorro, e um ofício, pedindo a suspensão do recebimento de novos pacientes. Na época, relatou grave desabastecimento, atendimento acima da capacidade máxima e sem possibilidade de novas admissões.

O ofício foi encaminhado às autoridades municipais de saúde e à Justiça. Mas não foi o único. Desde então, os comunicados da Santa Casa sobre a situação se tornaram frequentes. Ainda em março, médicos da ortopedia foram à polícia dizendo que não havia insumos para cirurgias e 70 pacientes corriam risco de morte ou sequelas graves.

Até que exatos dois meses depois (23 de maio), o maior hospital de emitiu outro ofício, comunicando o bloqueio do pronto-socorro adulto e infantil. Assim, na nota, afirma que, “devido às restrições físicas, tornou-se impossível manter condições mínimas para o atendimento adequado”.

A Santa Casa admitiu que, diante do cenário e apesar dos esforços em conjunto, “as condições atuais não garantem um atendimento seguro e adequado”. Sophie chegou ao hospital, pela primeira vez, dois dias após esse último anúncio e morreu em 29 de maio.

Sophie Emanuelle morreu no dia 29 de maio (Foto: Arquivo Pessoal)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued