Pular para o conteúdo
Cotidiano

Defensoria faz ‘batida’ em clínica terapêutica que funcionava após interdição e não encontra ninguém

Fiscalização no local acontece exatos três dias após reportagem denunciar atuação irregular da clínica
Priscilla Peres, Celso Bejarano -
clínica comunidade
Comunidade foi fechada por 'maus-tratos'. (Helder Carvalho, Midiamax)

Três dias após o Jornal Midiamax denunciar a continuidade da Comunidade Terapêutica Filhos de Maria, em Campo Grande, operação envolvendo polícia e amanheceu no espaço localizado na Chácara dos Poderes, nesta quinta-feira (12). Porém, não encontrou ninguém.

Os pacientes ali internados na última segunda-feira (9), bem como funcionários que conversaram com a equipe do Jornal Midiamax, não estavam mais na chácara onde funciona a clínica. Apenas funcionários que executam uma obra de reforma.

Acontece que nesta semana, após a publicação da reportagem, homem que se intitulava filho do dono, ligou para o jornal e desferiu acusações. Na oportunidade, marcou uma entrevista com a equipe, mas não compareceu.

A Filhos de Maria foi interditada em outubro de 2024 e, mesmo após as denúncias, voltou à ativa, no mesmo endereço, porém com nome diferente. A comunidade é investigada por práticas de maus-tratos aos pacientes.

Funcionária confirmou atuação

Na segunda-feira (9), o Jornal Midiamax esteve no local, que funcionava com outro nome, Renascer. Mas, oferecendo o mesmo serviço da Filhos de Maria, atendimento a pacientes com saúde mental afetada, dependência química, toxicomaníacos e alcoólicos.

Em outubro do ano passado, por meio de denúncias anônimas, numa investigação conduzida pela Defensoria Pública de , a clínica teve o funcionamento suspenso. As denúncias envolviam práticas de , maus-tratos e ainda supermedicação dos pacientes.

Funcionária confirmou que, a agora Renascer, tinha 9 pacientes internados. Disse também que a internação de um paciente gira em torno de R$ 1,5 mil por mês. Na oportunidade, afirmou que novos pacientes chegariam na próxima semana.

Unidade terapêutica fiscalizada durante ação (Foto: Guilherme Henri, Defensoria Pública)

Interdição

No dia da interdição da clínica, noticiada pelo Midiamax, 25 de outubro, por meio de comunicado, a defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz disse: “Há algum tempo recebemos relatos sobre práticas de tortura, maus-tratos e supermedicação dos internos. Já vínhamos atuando nesse caso, e a inspeção foi um desdobramento natural do nosso trabalho”.

Também segundo a defensora, 95 homens estavam na clínica em condições indignas, “muitos dopados [pacientes] e sem atendimento médico adequado”.

Além de realizar a remoção dos pacientes, a defensoria acionou outros órgãos, como o Conselho Nacional de Psicologia e o Conselho Regional de Farmácia e, ainda, a Polícia Civil, convocada para tomar depoimentos e produzir o boletim de ocorrência.

Também no dia da operação, a polícia informou por comunicado que “foi registrado um boletim de ocorrência por maus-tratos e cárcere privado e instaurado um Inquérito Policial para apurar as denúncias”.

À época, o comando da clínica não se manifestou. Depois disso, o jornal publicou reportagem dizendo que a clínica seguia aberta, funcionando.

O que diz a clínica

Depois da visita sem se identificar, a reportagem ligou para a Clínica Renascer e conversou com a mesma enfermeira. Desta vez, antes do diálogo, informou que era um repórter que estava do outro lado da linha.

Então, ela tratou do assunto com reservas. Disse que o local teria sido alugado, mas depois pediu que a reportagem fosse até lá e conversasse com quem “atendesse”.

Ela confirmou que a comunidade terapêutica Filhos de Maria tinha sido interditada e que não havia como comentar o assunto por tratar-se de demanda judicial tocada em segredo.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued