Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público
Aline Machado -
Condomínio Nova Alvorada (Foto: arquivo, leitor Midiamax)

Em decisão definitiva do ministro Cristiano Zanin, o STF (Supremo Tribunal Federal) permite que 15 famílias continuem no residencial Nova Alvorada, localizado no bairro São Jorge da Lagoa, em .

Conforme a decisão, as 15 famílias, assistidas pela de , permanecerão no local até que o Poder Público as realoque adequadamente.

Segundo a defensora Edna Regina Batista Nunes da Cunha, coordenadora da 2ª Instância Cível da Defensoria, a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado são obrigados a apresentar planos de realocação que sejam “concretos, efetivos, definitivos e que abranjam a totalidade dos ocupantes a serem individualizados em cadastramento atualizado”.

A defensora pública, que também é titular da 6ª Defensoria Cível de 2ª Instância, interpôs a reclamação ao STF contra uma decisão de 1º grau, que havia expedido mandado de reintegração de posse para que os moradores deixassem o imóvel.

“A decisão definitiva é de grande relevância para os moradores, vez que assegura o cumprimento das garantias mínimas indispensáveis à proteção do direito à moradia digna”, afirma.

No 1º semestre de 2025, o STF havia concedido liminar para que os moradores ficassem no Nova Alvorada — prédio da Construtora Degrau com 16 apartamentos, conhecido como Novo Carandiru. Nesta nova decisão, o Supremo confirma a liminar que já havia suspendido a ordem de despejo.

Relembre a história

Em fevereiro de 2023, a construtora e o proprietário, que também têm posse do “Condomínio Carandiru” no bairro Mata do Jacinto, receberam pela 6ª Vara Cível do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul a reintegração de posse do terreno.

Em 2024, os moradores que ocupavam o prédio receberam uma ordem para deixar o local no prazo de 60 dias. Temendo o despejo, eles invadiram outra área no cruzamento entre as ruas Dinamarca e Rio da Prata, no Jardim Tijuca. Na ocasião, foram retirados do local.

Agora, as famílias assistidas pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul receberam o direito de permanecer no local, até que sejam realocadas. A decisão é definitiva e não cabe recurso.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

PF combate tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Guarulhos

Policiais cumpriram 4 mandados de prisões preventivas e temporárias

Polícia

Fiscalização policial apreende bebidas irregulares em Ribas do Rio Pardo

Ação conjunta entre Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e Vigilância Sanitária Municipal foi realizada na noite de quarta-feira (15)

Cotidiano

Inscrições para comercialização de produtos no cemitério de Três Lagoas abrem na próxima semana

A comercialização ocorrerá durante o feriado de Finados, em novembro

Mundo

Trump diz que conversa com Putin foi ‘muito produtiva’ e que ambos se encontrarão em Budapeste

Líderes terão reunião "para ver se podemos trazer fim a esta guerra inglória", disse Trump, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia