Pular para o conteúdo
Cotidiano

Entenda por que a intoxicação por metanol pode causar cegueira e destruir o nervo óptico

Entre os efeitos dessa substância altamente tóxica para o organismo está o ataque ao nervo óptico, estrutura essencial da visão
Karina Campos -
oftal metanol
Pacientes com suspeita de intoxicação por metanol relatam cegueira (Ilustrativa, Freepik)

Entre os principais sintomas relatados pelas vítimas suspeitas de intoxicação por metanol estão a visão turva e a cegueira. Entre os efeitos dessa substância altamente tóxica para o organismo está o ataque ao nervo óptico, estrutura essencial da visão.

O médico oftalmologista Dr. Ricardo Filippo, graduado em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do ), explica que o nervo óptico é composto por três partes principais: olho, córtex visual (localizado no cérebro) e a via que os conecta.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Dentro do olho está a retina, que possui células responsáveis por perceber, processar e fazer a transmissão de informações para o cérebro, que, por sua vez, faz a decodificação dos sinais recebidos.

O nervo óptico

Olho e o cérebro precisam estar devidamente conectados mutualmente para que o processo visual ocorra. O nervo óptico age como um tipo de ponte entre os dois, sendo extremamente importante para a nossa visão.

Ele é composto por milhões de fibras e é responsável por promover desde a dilatação e contração das pupilas até como enxergamos as imagens e palavras. O nervo óptico é considerado um nervo aferente, isso porque transmite impulsos visuais.

“Resumidamente, a função do nervo óptico é transmitir os sinais visuais do olho para o cérebro. Por esse motivo, qualquer tipo de lesão nessa estrutura nervosa pode provocar problemas oculares e até mesmo a perda da visão”.

Ação do metanol

O médico nefrologista e presidente do Sindicato dos Médicos de , Dr. Marcelo Santana Silveira, explica que o metanol possui um efeito de degradação extrema no organismo humano e age como um intoxicante, causando efeitos graves.

“Basicamente, no metabolismo do etanol, nosso corpo vai se transformar em acetaldeído, vai ser metabolizado pelo fígado e vai formar o ácido acético, que é muito parecido com um vinagre, na linguagem popular. Vai ser degradado, e o corpo vai eliminar essas substâncias para voltar à normalidade após o consumo da bebida alcoólica”.

“Muitas vezes, durante o consumo do etanol, então, devido principalmente a uma carga alta do acetaldeído, as pessoas costumam apresentar aqueles sintomas chamados de ressaca, né? Dor de cabeça, indisposição, mal-estar. Então, é o corpo trabalhando para que seja metabolizado o acetaldeído pelo fígado, transformado em ácido acético, que é o vinagre, e depois eliminado, processado pelo organismo”, explica o especialista.

No entanto, o metanol tem como principal componente o formaldeído, um agente tóxico. “A gente tem muita dificuldade em lidar com essa substância, pois ela vai se transformar numa outra substância que chama ácido fórmico, que é extremamente perigoso. O acúmulo dele no nosso organismo, na última análise, vai se transformar em água e gás carbônico, mas o componente é bastante nocivo”.

Ainda, Silveira descreve que o ácido fórmico desencadeia “sangue ácido”, que contribui para a deterioração e intoxicação em vários órgãos, como fígado e coração.

Sintomas

Os sintomas da intoxicação por metanol podem ser confundidos com os efeitos da pós-embriaguez, pois podem aparecer entre 12 e 48 horas após o consumo da substância. As vítimas podem apresentar dor de cabeça, dores abdominais, náuseas, vômito e confusão mental.

“O principal fator que tem que ser observado é com relação à alteração visual, devido à ação do metanol no nervo óptico. Então, esse paciente pode apresentar uma cegueira, e essa cegueira pode, muitas vezes, surgir rapidamente. Ela pode voltar — o paciente fica por um período com a cegueira — ou pode ficar permanentemente, ou por períodos mais prolongados. Então, um fato que a gente tem que ficar bastante atento é com relação a essa questão da alteração visual, da cegueira”.

Portanto, após o consumo de uma bebida alcoólica suspeita de alteração, o consumidor deve ficar atento às reações, principalmente com sintomas desproporcionais e intensos.

“No caso de sintomatologia intensa após ingerir bebida alcoólica, principalmente se for uma quantidade pequena e houver reações desproporcionais, tem que se procurar atendimento médico o mais rápido possível, porque aí, sim, o tempo para ser avaliado, para ser atendido, vai contar no tratamento”, alerta.

Notificações no Brasil

Por enquanto, não há notificações em Mato Grosso do Sul. No entanto, o CIEVS Nacional (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) recebeu 43 notificações de intoxicação por metanol no país: 39 casos em — 10 confirmados e 29 em investigação — e 4 em investigação em Pernambuco. Foi registrado um óbito em São Paulo, enquanto outros sete seguem em investigação — cinco em SP e dois em PE. Além disso, foram descartados 4 casos suspeitos.

Logo, há tendência de novos casos surgirem, pois o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou a notificação imediata ao Ministério em casos de suspeita.

“Nós já temos um guia para orientar os profissionais: como tratar e como diagnosticar. Além disso, também temos no Brasil o antídoto recomendado, o etanol farmacêutico”, explica.

Como medida de prevenção para quem frequenta festas, bares e eventos, o ministro da Saúde orientou a população sobre cuidados essenciais. “Como ministro da Saúde e médico, posso dizer que temos três regras em relação às bebidas alcoólicas: se beber, não dirija; se beber, mantenha-se hidratado e bem alimentado, pois isso reduz os impactos de uma bebida adulterada; e, se for beber, certifique-se da segurança da origem, verificando se o lacre está intacto”, alertou.

Orientações para os profissionais

Ao reconhecer que o paciente foi intoxicado por metanol, o profissional de saúde deve ligar para o CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica público) de sua região, para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.

Investigação

Gin, uísque e vodca entram na mira da segurança pública durante a investigação da origem das bebidas supostamente batizadas com metanol que teriam causado a morte de cinco pessoas em São Paulo e dois em Pernambuco. Só neste ano, o Procon-MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) notificou nove estabelecimentos vendendo produtos suspeitos.

Em razão dos casos de contaminação por bebida adulterada, registrados nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, o recomenda:

  • priorize o consumo em estabelecimentos dos quais tenha referência;
  • desconfie de preços muito baixos, pois podem estar associados à sonegação ou adulteração;
  • verifique se o rótulo apresenta imperfeições como lacres desalinhados, erros de ortografia e ausência de informações como endereço do fabricante ou distribuidor, CNPJ e número do lote;
  • sempre solicite a nota fiscal, pois ela é a garantia do consumidor em eventual reclamação.

Havendo sintomas pós-consumo que resultem em visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou redução do nível de consciência, busque atenção médica imediatamente. A orientação clínica, nos casos de intoxicação, também está disponível pelo Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001). O serviço é gratuito e atende 24 horas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued