Pular para o conteúdo
Cotidiano

Estudo aponta que Mato Grosso teve queda de 71% em áreas queimadas

Cenário de chuvas e a fiscalização reduzem devastação em 2025; preocupação persiste em áreas de conservação
Osvaldo Sato -
Até o dia 31 de agosto, o estado registrou 859,5 mil hectares queimados. (Foto: Ilustrativa, Joedson Alves, Agência Brasil)

O estado de Mato Grosso teve uma redução drástica de 71% na área atingida por queimadas em 2025, segundo dados analisados pelo ICV (Instituto Centro de Vida), com base na plataforma Amazon Fire Dashboard da .

Os resultados demonstram que, até o dia 31 de agosto, o estado registrou 859,5 mil hectares queimados, um número significativamente menor que os mais de 3 milhões de hectares devastados no mesmo período de 2024.

Segundo Vinicius Silgueiro, do ICV, a queda é resultado de uma combinação de fatores. As condições climáticas favoráveis, com temperaturas mais amenas e maior volume de chuvas, foram cruciais para umidificar o solo e a vegetação.

Além disso, o aumento da fiscalização e o reforço das políticas de combate ao também contribuíram para o controle do fogo, que é frequentemente usado após a derrubada da mata nativa.

Mudança de cenário

Diferentemente de 2024, quando o Pantanal foi o bioma mais afetado, em 2025, as maiores áreas queimadas estão na (457,2 mil hectares) e no Cerrado (396,4 mil hectares). A maior parte dos incêndios (59%) ocorreu após o início do período proibitivo do uso do fogo.

O município de Colniza foi o mais devastado, com 68,5 mil hectares queimados, seguido por Campinápolis e Paranatinga. Juntas, as seis cidades mais afetadas representam mais de 30% da área queimada no estado.

Alerta para áreas protegidas

Apesar da redução geral, os incêndios em UCs (Unidades de Conservação) e TIs (Terras Indígenas) continuam a ser uma grande preocupação. Ao todo, 262,3 mil hectares foram atingidos nessas áreas, levantando o alerta para o risco de perda de biodiversidade e os impactos nas comunidades locais. Em Colniza, por exemplo, a Estação Ecológica do Rio Roosevelt e a Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt foram severamente atingidas.

Na Amazônia Legal como um todo, a tendência de queda se repetiu, com uma redução de 64% na área queimada em relação a 2024. Mato Grosso, Tocantins e Maranhão respondem por mais de 63% das áreas devastadas na região.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued