Professores e outros trabalhadores da educação de Mato Grosso do Sul realizarão uma mobilização nesta quarta-feira (23), pedindo a abertura de um concurso público no Estado. A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) organiza a manifestação e entregará um abaixo-assinado a autoridades de MS.
A programação começa às 8h30 na Assembleia Legislativa, onde dirigentes da Fetems devem discursar na tribuna e protocolar a lista de assinaturas. Às 11h, o ato começa em frente à SED (Secretaria de Estado de Educação) e, por fim, segue para o MPMS (Ministério Público de MS), onde também entregarão o documento.
Conforme a federação, que tem 74 sindicatos filiados, o objetivo da ação é cobrar a abertura de vagas efetivas para professores e servidores administrativos da REE (rede estadual de ensino). Para a Fetems, isto fortaleceria o quadro de funcionário públicos e garantiria a valorização de trabalhadores das escolas públicas.
Três anos sem concurso
O último concurso público da educação de MS foi realizado em abril de 2022, com 722 vagas para a carreira Profissional da Educação Básica, do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação. Os aprovados cumprem carga horário de 20 horas/aula, com salário inicial de R$ 4.190,82 até R$ 4.609,89.
No entanto, em 2024. o Governo do Estado, por meio da SED ampliou em 202 o número de vagas do concurso público para professor da REE (Rede Estadual de Ensino) realizado em 2022.
“O concurso público é uma ferramenta essencial de valorização profissional e de fortalecimento da carreira, porque garante o ingresso justo, a estabilidade e o reconhecimento de quem faz a escola pública acontecer todos os dias”, opina Deumeires Morais, presidente da Fetems.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.