A Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) informou que irá remover a figueira condenada — após ter as raízes danificadas por incêndios —, entre a Avenida Georges Chaia e a Rua Sertãozinho, na Vila Ipiranga, em Campo Grande.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo a Prefeitura, uma equipe técnica foi ao local vistoriar e analisar a árvore centenária e constatou que a figueira apresentava risco de queda. Portanto, a supressão foi autorizada, devido ao estado fitossanitário comprometido.
“[A figueira] teve uma parte significativa do seu fuste comprometida pela ação do fogo, causando danos severos e colocando em risco a estrutura de sustentação do indivíduo arbóreo”, descreve o município.
Remoção prevista
Além disso, os galhos da árvore atingem a rede elétrica da região. A Prefeitura diz que acionou a concessionária Energisa para dar apoio na remoção dos galhos.
“A concessionária informou que irá atuar para garantir a segurança da rede, possibilitando que a Prefeitura realize a retirada da espécie na próxima semana.”

Risco diário
No dia 9 de outubro, uma parte da figueira caiu e atingiu o muro e a rede elétrica da rua. O incidente também teria afetado a energia do Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) por uma hora.
As raízes queimadas e os incêndios diários indicam o risco iminente de queda da figueira centenária entre a Avenida Georges Chaia e a Rua Sertãozinho, na Vila Ipiranga. Vizinhos da árvore enviaram, nesta quinta-feira (16), imagens de câmeras de segurança que mostram a propagação do fogo após velas serem acesas em rituais.
Moradores, que preferem não se identificar, relatam que os incêndios são frequentes. Além disso, também há descarte de animais mortos, como cachorros, no local. “Não tem cerca, então aproveitam e entram. Os próprios vizinhos já foram apagar o fogo. No dia do incêndio, o Corpo de Bombeiros apagou o fogo, mas a chama estava por dentro da árvore e o fogo voltou”, descreve um deles.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)