O avanço de uma frente fria atípica deve derrubar os termômetros a partir desta sexta-feira (17), em Mato Grosso do Sul. Além disso, o ar quente e úmido que predomina no Estado deve provocar pancadas de chuva e tempestades com raios, ventos fortes e até queda de granizo em algumas regiões.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o período de maior instabilidade ocorre entre sexta e sábado (18), quando também está prevista uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente no sul e centro-sul do Estado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Sexta-feira (17)
Na sexta-feira (17), a previsão indica sol com clima parcialmente nublado. Entre o período da tarde e da noite, há possibilidade de pancadas de chuva e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente na região sul do Estado.
De acordo com o Cemtec, o tempo instável é causado pela passagem de frentes de ar em camadas médias da atmosfera, pela presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e pelo forte fluxo de ar quente e úmido vindo da região.
Estão previstas mínimas entre 21°C e 22°C e máximas entre 31°C e 35°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. No sudoeste e em regiões pantaneiras, as mínimas devem variar entre 26°C e 29°C e máxima entre 37°C e 41°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, são previstas mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 35°C e 37°C. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar temperatura mínima entre 22°C e 25°C e máxima de 35°C. Os ventos atuam do quadrante norte, a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Sábado (18)
No sábado, o dia permanece com a presença do sol, porém parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia. Há também a possibilidade de chuvas e tempestades, que podem ocorrer acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. É esperada precipitação acima de 40 mm/24h, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e leste do Estado.
A mudança do tempo acontece por causa da chegada de uma frente fria, junto do ar quente e úmido que vem de outras regiões. Além disso, áreas de baixa pressão e movimentos de ar na atmosfera ajudam a formar a chuva e o tempo instável no Estado.
Estão previstas mínimas entre 16°C e 18°C e máximas entre 23°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. No sudoeste e em regiões pantaneiras, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C e máxima entre 26°C e 29°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 24°C e 34°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 27°C. Os ventos atuam do quadrante sul a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Domingo (19)
Domingo será de tempo firme, com variação de nebulosidade, principalmente na região centro-sul do Estado. É esperado, ainda, que as temperaturas caiam, devido à entrada de uma massa de ar fria, atípica para esta época do ano. É prevista uma queda acentuada das temperaturas, com mínimas entre 12°C e 16°C, sendo os menores valores esperados entre segunda (20) e terça-feira (21).
No domingo, ainda há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento nas demais regiões do Estado, devido ao avanço da frente fria.
Segunda-feira (20)
Já na segunda-feira, o tempo fica firme em todo o Mato Grosso do Sul, devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco e estável. Estão previstas mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 24°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 24°C e máxima entre 29°C e 32°C.
Por fim, nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 14°C e 22°C e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 15°C e 18°C e máximas de até 26°C. Os ventos atuam entre o quadrante sul e leste a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)